Intervenção de

Plano estrat?gico para as energias renov?veis (em sess?o de perguntas ao Governo)<br />Intervenção do Deputado Joaquim Matias

Sr. Presidente, Sr. Secretário de Estado,Socorrendo-me do Relatório do Estado do Ambiente sobre a produção de energia, constato que, tendo vindo o consumo de energia a subir no nosso país 45%, de 1990 a 1998, temos ainda um baixo consumo per capita relativamente à União Europeia, pelo que é previsível a continuação da sua subida.Por outro lado, a percentagem de energias renováveis neste consumo tem vindo sucessivamente a diminuir e, mau grado as condições do nosso país, não temos apostado noutras energias.Grande contribuição para o consumo de energia tem sido a do sector dos transportes, que registou, no mesmo período, um aumento de 100% de energia, com reflexos extremamente negativos na emissão de CO2, onde, por PIB produzido, temos a mais elevada taxa de emissão da União Europeia, o que nos coloca até já fora dos compromissos assumidos em Quioto.Como não disponho de muito tempo, vou abordar a grande questão, ou seja, a energia consumida nos transportes, que tem registado um grande aumento e que tem um valor significativo. A questão que lhe queria colocar é a seguinte: embora sendo dependente da política de transportes a redução substancial deste consumo de energia, por que é que não são tomadas mais iniciativas para a utilização em todo o sector de outras energias que não os combustíveis fósseis, energias mais limpas?

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Intervenções