Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

A Peste Suína Africana e a população de javalis

A Peste Suína Africana (PSA), tem vindo a alastrar-se ao continente Europeu com maior incidência nos últimos meses. Desde julho de 2017 já se registaram cerca de quatro mil casos em 11 países da Europa, entre os quais a Itália, a Estónia, a Ucrânia, a Rússia e a Hungria. A doença continua a propagar-se a grande velocidade, a mais de 200 km/ano.
A PSA constitui um enorme perigo com impactos devastadores ao nível das exportações de carne suína. Técnicos afirmam que nos próximos anos o vírus pode mesmo chegar a Portugal, com consequências e efeitos "potencialmente catastróficos, para os suinicultores e com milhões de euros de perda potencial para a economia nacional.
O maior propagador da doença são os javalis selvagens, cujas populações em Portugal e na Europa continuam com um crescimento descontrolado. Qualquer estratégia de controle e prevenção da PSA não pode deixar de contemplar este elemento.
Posto isto, no quadro dos programas de prevenção e combate contra esta doença, quais forma os passos e as orientações concretas dados pelas autoridades sanitárias europeias visando o controle e rastreio das populações de javalis no espaço europeu.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu