Voto de Pesar N.º 631/XIII

Pesar pelo falecimento de Alves Barbosa

António da Silva Barbosa, conhecido por Alves Barbosa, considerado como uma das maiores figuras da história do ciclismo português, faleceu a 29 de setembro de 2018, na Figueira da Foz.

Nascido a 24 de dezembro de 1931, em Vila Verde, Figueira da Foz, Alves Barbosa, que representou sempre o Sangalhos, foi o primeiro ciclista português a vencer três vezes a Volta a Portugal em Bicicleta (nas edições de 1951, 1956 e 1958) e ficou colocado entre os dez primeiros lugares na Volta à França em Bicicleta, no ano de 1956.

Depois desta estreia, Alves Barbosa participou em mais três edições da Volta à França (nos anos de 1957, 1958 e 1960), mas também da Volta a Espanha (em 1957, 1958 e 1960), em duas edições da Volta a Marrocos (em 1952 e 1960) e da Volta à Andaluzia (nos anos de 1960 e 1961).

Depois de abandonar a carreira de ciclista, foi treinador do Sport Lisboa e Benfica e Diretor Técnico Nacional da modalidade (de 1975 a 1978 e de 1989 a 1992).

Em 1990 recebeu a Medalha de Mérito Desportivo e em 2007 foi condecorado com a Medalha de Ouro da Juventude e dos Desportos de França.

A Assembleia da República, reunida em Sessão Plenária, expressa o seu pesar pelo falecimento de Alves Barbosa e endereça à sua família e à Federação Portuguesa de Ciclismo as suas condolências.

• Votos
  • Alves Barbosa