Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Pergunta escrita à CE - mortes no mediterrâneo

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, questionou hoje a Comissão Europeia sobre a tragédia humana que se está a testemunhar no Mediterrâneo com o significativo aumento do número de refugiados mortos por naufrágio. Infelizmente, a realidade demonstra a análise e alerta do PCP, quando em Março denunciou que esta seria uma expectável tragédia, resultado do Acordo UE-Turquia. Uma consequência das criminosas políticas de migração da UE que fazem hoje milhares de vítimas no Mediterrâneo, transformando-o numa autêntica vala comum.
PERGUNTA
sobre o aumento de mortes de refugiados na atravessia do Mediterrâneo

O ACNUR denunciou recentemente o aumento do número de refugiados mortos na travessia do Mediterrâneo este ano, em comparação com período homólogo de 2015.
Nos primeiros cinco meses deste ano, verifica-se a morte por afogamento de pelo menos 2510 refugiados, 880 só a semana passada, entre homens, mulheres e crianças.
Notícias de hoje reportam o resgate de 340 refugiados ao largo Creta, oriundos de uma embarcação que naufragou, transportando supostamente mais de 700, e a recolha de 117 corpos na região de Zuwara, Libia.
Uma consequência da criminosa política da UE para a chamada “crise dos refugiados”, nomeadamente pela militarização da resposta a um drama humanitário com a presença da esquadra da NATO no mar Egeu. Uma presença que tem forçado o desvio das rotas migratórias por travessia marítima para a rota centro do Mediterrâneo, entre o Norte de África e Itália, e que, está a resultar num aumento significativo do número de mortos, numa verdadeira tragédia, transformando o Mediterrâneo numa autêntica vala comum.

Assim pergunto à Comissão:

- Que relação estabelece entre o Acordo UE-Turquia e estes trágicos acontecimentos?
- Que medidas está a tomar para salvaguardar a vida dos que arriscam a travessia do Mediterrâneo e assegurar rotas seguras de refugiados e migrantes para solo europeu?

  • União Europeia
  • Notas de Imprensa
  • Parlamento Europeu