de Congratulação N.º 743/XIII

Pela participação da Seleção Feminina de Futsal e resultados alcançados no Campeonato da Europa de Futsal

A Seleção Feminina de Futsal alcançou um resultado histórico e de grande valor no primeiro Campeonato Europeu feminino de Futsal, que decorreu em Gondomar, entre 15 e 17 de fevereiro.

Depois de um valioso percurso que colocou a Seleção Feminina de Futsal na final-four do Europeu, o seu desempenho, comportamento e entrega nos jogos frente à Ucrânia e Espanha são de valorizar, especialmente considerando que das 14 jogadoras da Seleção só duas são profissionais. Entre as restantes encontramos quem seja estudante, médica, costureira, optometrista, radiologista, militar da GNR, trabalhadora de hotelaria, do calçado, gestora, havendo mesmo quem tenha sido mãe durante o seu percurso desportivo. Estas mulheres abdicam do seu tempo livre e colocam-no ao serviço da modalidade, treinando e competindo com sacrifício, mas também com muito amor ao futsal.

Não esquecemos os resultados alcançados nos Torneios Mundiais de Futsal, nos quais chegaram à final em 2010, 2012 e 2014, tendo alcançado o bronze em 2011 e o quarto lugar em 2013 e 2015, num caminho de muito trabalho e dedicação das jogadoras e técnicos.

Num mundo desportivo que continua a ser tão marcado por profundas diferenças nas condições de participação das mulheres em relação aos homens, por grandes dificuldades das mulheres no acesso ao desporto profissional e competitivo, todos os momentos em que estas diferenças se esbatam devem ser assinalados e devidamente valorizados pelo que podem significar de derrube das barreiras que persistem.

Assim, a Assembleia da República, reunida em Plenário, saúda a Seleção Feminina de Futsal pelo resultado de Vice-Campeã Europeia, felicitando as suas atletas, treinador e restante equipa técnica e a Federação Portuguesa de Futebol, enaltecendo e valorizando o trabalho desenvolvido aos longo dos anos e a entrega com que o têm feito.

Palácio de São Bento, 20 de fevereiro de 2019

>
  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Assembleia da República
  • Votos
  • Seleção Feminina de Futsal

Partilhar