Voto de Congratulação N.º 483/XIII

Congratulação pela participação conjunta da República da Coreia e da República Popular Democrática da Coreia nos Jogos Olímpicos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno estão a decorrer em PyeongChang, na República da Coreia.

Nesta ocasião, delegações da República da Coreia e da República Popular Democrática da Coreia desfilaram juntas no Estádio Olímpico, sob uma única bandeira, e constituíram uma equipa para a participação conjunta numa das competições.

Para além disso, realizaram-se encontros bilaterais de alto nível e altos responsáveis políticos e desportivos da RPDC e um número significativo de cidadãos deste país marcam presença nestes Jogos a decorrer na República da Coreia.

Este acontecimento traduz os esforços das autoridades da República da Coreia e da República Popular Democrática da Coreia num processo de diálogo direto, tendente a aliviar a situação de tensão que se tem vivido na Península da Coreia e a contribuir para uma aproximação, que possa no futuro conduzir à reunificação pacífica da Pátria coreana, uma profunda aspiração do povo coreano.

Assim, a Assembleia da República, reunida em 9 de fevereiro de 2018, congratula-se com o gesto de participação conjunta da República da Coreia e da República Popular Democrática da Coreia na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, saúda o povo coreano e os dois países pelos esforços no diálogo e na aproximação mútua com vista ao aliviar da tensão na Península da Coreia, e faz votos para que este processo possa conduzir à desmilitarização e desnuclearização da região e à concretização da reunificação desejada pelo povo coreano.

• Votos