Eleições para o Parlamento Europeu - 1999

Lista dos candidatos da CDU

Efectivos

1º - ILDA FIGUEIREDO 50 anos. Economista. É membro do Comité Central do PCP. Mestrado em Planificação e Administração da Educação. Professora no Instituto Piaget. Foi deputada à Assembleia da República entre 1979 e 1991. Foi membro do Comité Misto Assembleia da República/Parlamento Europeu. É vereadora da Câmara Municipal do Porto.
2º - JOAQUIM MIRANDA 48 anos. Economista .Membro do Comité Central do PCP. Vereador da Câmara Municipal de Portalegre. Deputado à Assembleia da República entre 1980 e 1986. Deputado do Parlamento Europeu desde 1986. Vice-Presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica. Vice-Presidente da Assembleia Paritária do Acordo entre os Estados de África, das Caraíbas e do Pacífico e a União Europeia (ACP/UE).
3º - SÉRGIO RIBEIRO — 63 anos. Doutor em Economia. Membro do PCP. Membro da Assembleia Municipal de Ourém. Foi deputado à Assembleia da República. Foi Consultor Chefe de Missão BIT/OIT em Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e outros países africanos. Foi Director Geral do Emprego. Deputado ao Parlamento Europeu desde 1990, sendo Questor desde 1994. Membro de várias Comissões do PE e do Inter-Grupo do PE para as Questões de Timor Leste.
4º - MANUELA CUNHA — 42 anos. Curso de Literatura da Sorbonne e de Animação Cultural, tirado em França. Fez parte do Movimento Pacifista e Anti-Nuclearista Francês. Membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista "Os Verdes" desde 1987. Membro da Presidência da Comissão Permanente dos Partidos Verdes da Europa Comunitária. Foi membro da Assembleia Municipal de Almeirim.
5º - HONÓRIO NOVO — 48 anos. Engenheiro. Professor. Membro do PCP. Foi vereador da Câmara Municipal de V.N. Gaia entre 1990 e 1994. Foi Presidente da Direcção do TEP-Teatro Experimental do Porto. É deputado ao Parlamento Europeu desde 1994 e membro das Comissões de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Política Regional e das Pescas, no PE.
6º - MARIA GRACIETE CRUZ — 45 anos. Empregada. Membro do PCP. Foi membro da CT da Tabaqueira, Coordenadora do Sindicato dos Tabacos, Coordenadora da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Indústrias de alimentação, Bebidas e Tabacos e pertenceu à C. Executiva U.S. Lisboa. É membro da Comissão. Executiva da CGTP-IN, e responsável pela Comissão Nacional de Mulheres.
7º - MARIA ODETE SANTOS — 57 anos. Advogada. Membro do PCP. Deputada à Assembleia da República.
8º - MARIA ROSA COLAÇO — 63 anos. Professora, Escritora e Jornalista. Independente apresentada pelo PCP. Tem uma vasta obra literária publicada. Colabora em vários jornais e revistas. Ganhou vários prémios. Foi assessora da RTP. Desenvolve larga actividade pedagógica em Escolas e Bibliotecas.
9º - ARMANDO CARVALHO — 45 anos. Agricultor. Membro do Comité Central do PCP. Membro da Direcção Nacional da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Dirigente do Conselho Agrícola de Vila Real e do Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes.
10º - JOSÉ SARAMAGO — 76 anos. Escritor. Membro do PCP. Foi jornalista. Trabalhou no jornal "Diário de Lisboa" e foi Director-Adjunto do jornal "Diário de Notícias". Fez parte da primeira Direcção da Associação de Escritores. A sua vasta obra está traduzida em várias línguas. Recebeu vários prémios nacionais e estrangeiros. É Prémio Nobel da Literatura 1998
11º - ALICE VIEIRA — 50 anos. Licenciada em Filosofia. Escritora e Jornalista. Membro do PCP. Autora de numerosas obras, muitas delas traduzidas em várias línguas.
12º - MÁRIO VENTURA HENRIQUES — 63 anos. Jornalista e Escritor. É independente apresentado pela ID. Trabalhou nos jornais "Diário Popular" e "Diário de Notícias". Foi director do Semanário "Extra". Chefiou a agência noticiosa Europa Press. Publicou vários romances e narrativas sociológicas. Recebeu vários prémios literários. Foi dirigente da Associação Portuguesa de Escritores e Preside ao Festival Internacional de Cinema de Tróia.
13º - DINIS DE ALMEIDA — 54 anos. Oficial do Exército. Independente apresentado pelo PCP. Foi membro fundador do MFA e participante activo no 25 de Abril. Licenciado em Psicologia Clínica. É Presidente do Centro da Fonte da Prata e director técnico do Centro de Abrigo do Casal Ventoso (apoio a toxicodependentes). Autor dos livros "Origem e evolução do Movimento de Capitães" e "Ascensão, apogeu e queda do MFA".
14º - JOSÉ ÂNGELO ALVES — 27 anos. Foi estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É membro do PCP, é Funcionário da JCP e membro do seu Secretariado e Comissão Política. Foi membro da Assembleia da Universidade de Coimbra e da Direcção Geral da Associação Académica de 1993 a 1995.
15º - MARIA LUÍSA NUNES FARIA — 29 anos. Advogada. Independente apresentada pelo PCP. Ex-assessora do Grupo Parlamentar da CDU na Assembleia Legislativa Regional da Madeira. Membro do Grupo de reflexão Cristã "Dialogus".
16º - JOSÉ DECQ MOTA — 49 anos. Membro do Comité Central do PCP e coordenador da organização do PCP nos Açores. Foi Deputado na Assembleia Legislativa Regional de 1984 a 1988. É vereador da CDU na Câmara Municipal na Horta.
17º - SUSANA FONSECA — 44 anos. Licenciada em História. Mestre em Arqueologia. Membro do PCP. Funcionária da Direcção Regional do Alentejo do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). É Presidente da Direcção da Associação DEGEBE-Associação de Valorização do Património Cultural, que tem diversos projectos em curso no Alentejo. É eleita na Assembleia Municipal de Beja.
18º - MANUEL CARLOS SILVA — 52 anos. Membro do PCP. Licenciado em Direito e Licenciado e Mestrado em Sociologia. Professor de Sociologia na Universidade do Minho. Prémio Sedas Nunes 1997.
19º - PEDRO GUERREIRO — 33 anos. Psicólogo. Membro do PCP. Membro da Direcção da Associação «Os Pioneiros de Portugal». Foi membro da Comissão de Trabalhadores da Câmara Municipal de Loures. Actualmente é membro do Gabinete de Apoio aos Deputados do PCP no P.E..
20º - CARMEN FRANCISCO — 28 anos. Membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes". Licenciada em Relações Internacionais. Foi eleita na Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Sines. Foi Deputada à Assembleia da República.
21º - JOÃO ANDRADE SANTOS — 56 anos. Economista. Membro do PCP. Presidente da Região de Turismo de Évora. Membro da Direcção da Associação Nacional das Regiões de Turismo.
22º - MARIA DA GRAÇA MEXIA — 61 anos. Psicóloga. Membro do PCP. Membro do Conselho Nacional do MDM, movimento de que foi fundadora. É eleita na Assembleia Municipal de Lisboa.
23º - JOÃO SANTOS CARDOSO — 65 anos. Membro do PCP. Tem curso de Administração Hospitalar da Escola Nacional de Saúde Pública. Foi Administrador do Hospital Distrital de Portalegre e do Hospital Pediátrico de Coimbra. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e Director da Revista de Gestão Hospitalar. Foi vereador da C. Municipal de Coimbra e actualmente é eleito na Assembleia Municipal de Coimbra.
24º - NUNO TITO DE MORAIS — 35 anos. Jornalista. Membro do PCP. Foi dirigente da UEC e da JCP. Foi dirigente associativo de Escolas Secundárias e do ISEG e do ISCTE. Foi Director da Revista "Politika" e Director-Adjunto do Semanário "Já!". É membro do CPPC (Conselho Português Para a Paz e Cooperação).
25º - BEATRIZ MATIAS — 60 anos. Psicóloga. Membro do Conselho Geral da Intervenção Democrática. Foi membro do Secretariado da CIL. Foi dirigente da Associação Portuguesa de Paramiloidose.

Suplentes

1º - MÁRIO AUGUSTO SOUSA — 50 anos. Professor. Membro do PCP. Foi membro do Executivo da Direcção do Sindicato dos Professores da Zona sul e do Conselho Regional da União dos sindicatos do Algarve. É vereador na Câmara Municipal de V. Real de Santo António
2º - MARIA DO LORETO — 51 anos. Engenheira Silvicultora. Membro do PCP. Presidente do Conselho Científico do Instituto Politécnico de Bragança.
3º - JOÃO SILVA — 48 anos. Operário. Membro do Comité Central do PCP. Coordenador do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa e da Direcção da União Sindicatos de Lisboa. É membro do conselho Nacional da CGTP-IN.
4º - MARIA JOANA SILVA — 23 anos. Estudante de Sociologia e Planeamento. Membro da Ecolojovem-"Os Verdes" e do Conselho Nacional de "Os Verdes. Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho Nacional da Juventude. Membro da Assembleia Municipal de Lisboa.
5º - VANDA SANTOS — 22 anos. Estudante de Direito em Coimbra. Membro do PCP. É membro da Comissão Política da JCP. É membro da Associação Juvenil "Mundo Comum". Foi membro da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra (1997/1998).
6º - FÁTIMA GARCIA — 47anos. Empregada de escritório. Membro do PCP. Membro do Gabinete de Apoio aos Deputados do PCP no Parlamento Europeu e trabalha junto das Comissões de Política Regional, Assuntos Sociais e Emprego e Direitos das Mulheres, no PE. Foi vereadora (substituta) da Câmara Municipal de Lisboa no mandato 1989-93. Faz parte do Organismo de Coordenação da Europa (Emigração) do PCP.
7º - MARIA ALCINA FERNANDES — 46 anos. Advogada. Independente apresentada pelo PCP. Mestre em Relações Internacionais. Professora no Instituto Superior de Entre o Douro e o Vouga. Jurista em vários Sindicatos de Aveiro. Foi jurista e activista do MARN (Movimento de Agricultores e Rendeiros do Norte) . É membro da Direcção Nacional do MDM
8º - JORGE MANUEL FAEL — 29 anos. Sociólogo. Membro do PCP. Técnico Sindical do STAL. Foi Presidente da Associação Académica da Universidade das Beiras (96/97) e membro da Assembleia Municipal da Covilhã.