Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

PE não toma posição sobre as conclusões da Cimeira de Lisboa

Foram rejeitadas no plenário de hoje as várias propostas de resolução apresentadas pelos grupos políticos representados no PE. Isto significa que nenhuma das diversas apreciações da Cimeira de Lisboa teve força suficiente para se impor.

Como tal, foram igualmente rejeitadas as apreciações negativas que o grupo GUE/NGL, a que pertencem os deputados do PCP no PE, apresentou quanto à respectiva Cimeira, assim como, os "louvores" dos grupos PPE e ELDR, as "duvidas" dos Verdes e as "congratulações" do PSE.

Pode concluir-se que as diferentes apreciações sobre o alcance das medidas tomadas em Lisboa gerou a divisão entre os referidos grupos, o que, em nossa opinião, não impede que o Conselho e a Comissão comecem a aplicar desde já as conclusões da Cimeira de Lisboa, designadamente as que remetem para os objectivos de conseguir um mercado de trabalho sem os condicionamentos impostos pela legislação protectora dos direitos dos trabalhadores, de colocar a segurança social à inteira disposição dos mercados financeiros e de acelerar o processo da liberalização em sectores fundamentais como o gás, a electricidade, os serviços postais, os transportes e as telecomunicações.

  • União Europeia
  • Notas de Imprensa
  • Parlamento Europeu
  • Cimeira de Lisboa