PCP

Sobre as notícias da OPA iniciada sobre o BES/Saúde, por parte do grupo mexicano “Ángeles”

O Governo deve agir na defesa do interesse nacional eliminando não só as PPP na área da saúde, mas também, no caso presente, caso a OPA se concretize, o contrato que o liga ao BES/Saúde relativamente ao Hospital Beatriz Ângelo, integrando-o de imediato no SNS e, simultaneamente, colocar um ponto final no acordo que permitiu que a ADSE ande a financiar com centenas de milhões de euros este grupo privado.

Declaração de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral

"O governo só não foi mais longe porque encontrou a resistência dos trabalhadores e das populações"

Numa declaração sobre o fim da sessão legislatura da Assembleia da República, o Secretário-Geral do PCP afirmou que a política de terra queimada executada pelo governo durante os últimos 3 anos, foi sempre fundamentada pela necessidade de resolver o problema do défice e da dívida.

Inclui Vídeo

Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Acordo ANMP/Governo: Um novo ataque à autonomia do Poder Local

Para o PCP, o acordo hoje divulgado entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo sobre o Fundo de Apoio Municipal constitui um novo e profundo golpe na já débil capacidade financeira dos municípios e na autonomia do Poder Local. Em nome da consolidação orçamental, o Governo o que propõe é a criação de um novo instrumento que retira recursos às autarquias e que destrói políticas públicas e emprego público.

Conferência de Imprensa, Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral

A situação do País três anos após o Pacto de Agressão, a mentira da “saída limpa” e a política alternativa

A anunciada conclusão do chamado “programa de assistência financeira” constitui a maior mentira de todas as mentiras que têm acompanhado a imposição aos trabalhadores e ao povo de um verdadeiro Pacto de Agressão que acentuou brutalmente o rumo de declínio económico, retrocesso social e dependência do País.

Inclui Vídeo

Declaração de António Filipe, Deputado, Lisboa, Manifestação Nacional dos Trabalhadores da Administração Local

PCP solidário com a luta dos trabalhadores da administração local

Presente na manifestação nacional convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, António Filipe afirmou que esta grande demonstração de descontentamento pela asfixia financeira que as autarquias locais atravessam, bem como pelos sucessivos cortes nos rendimentos dos trabalhadores. Podem continuar a contar com o PCP para defender os seus direitos, concluiu.

Inclui Vídeo

Conferência de Imprensa, João Ferreira, membro do Comité Central e deputado no Parlamento Europeu, Lisboa

Sobre o anúncio do termo do chamado «programa de assistência financeira»

O pomposo anúncio por parte do primeiro-ministro sobre uma alegada saída de Portugal do programa de assistência financeira mais do que uma nova operação de propaganda constitui uma mentira mais no extenso percurso de mentiras que tem acompanhado desde há três anos até hoje o Pacto de Agressão que as troikas nacional e estrangeira subscreveram.

Inclui Vídeo

Declaração de Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do Comité Central

O país está pior com as condições de vida dos portugueses mais degradadas

Reagindo aos dados do INE sobre o défice das contas públicas de 2013, Vasco Cardoso considerou que "este é um caminho desastroso que está de facto a empobrecer os trabalhadores e a população, não para resolver o problema do défice das contas públicas mas para continuar a alimentar os lucros e privilégios dos grupos económicos e financeiros".

Inclui Vídeo

Declaração de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Lisboa, Manifestação dos trabalhadores da Administração Pública

"Os trabalhadores têm todas as razões para lutar"

Uma delegação do PCP esteve hoje presente na manifestação dos trabalhadores da administração pública. Presente na delegação, o Secretário-Geral do PCP afirmou que esta grande manifestação demonstra que o governo não pode estar descansado a pensar que consegui vencer a batalha das inevitabilidades, porque os trabalhadores estão dispostos a continuar a luta.

Inclui Vídeo

Declaração de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral

Encontro do PCP com a Federação dos Sindicatos da Função Pública

Jerónimo de Sousa, em declarações à comunicação social no final do encontro com a Federação dos Sindicatos da Função Pública, afirmou que contrariamente à propaganda do governo, de que tudo está melhor, "os trabalhadores da administração pública assistem a cada dia que passa a um novo ataque aos seus direitos, salários e pensões neste grande objectivo que o governo tem de aumentar a exploração e o empobrecimento dos portugueses".

Inclui Vídeo

Declaração de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral

"Um governo fora da lei e da constituição que tem de ser demitido"

Reagindo à decisão do Tribunal Constitucional que considerou o corte nas pensões de reforma e sobrevivência inconstitucional por violar o principio de confiança, o Secretário-Geral do PCP afirmou que este governo está fora da lei e da constituição, colocando-se cada vez com mais urgência a necessidade da sua demissão e a convocação de eleições antecipadas.

Inclui Vídeo