PCP

Funeral de José Casanova

Aqui estamos para prestar a justa e devida homenagem ao José Casanova. Para a Cândida, para os filhos Catarina e Miguel, a mais sentida palavra de pesar ainda que sabendo que palavras não há para preencher o vazio que o José Casanova lhes deixa, mas também a este imenso colectivo de camaradas e amigos que habituou à sua inesquecível presença.

Existe uma política alternativa para a solução dos problemas regionais e para relançar o seu desenvolvimento

"O que sobressai dos trabalhos da Assembleia é a existência de uma política alternativa para a solução dos problemas regionais e para relançar o seu desenvolvimento. A existência de uma política que se enquadra nos grandes eixos da política alternativa, patriótica e de esquerda, que o PCP tem apresentado ao País. E por isso, a intervenção dos comunistas que não se confina à denúncia das políticas e às suas consequências, mas também à apresentação de propostas de solução dos problemas, visando a elevação das condições de vida das populações".

Sobre o funeral de José Casanova

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português informa que o corpo de José Casanova estará em câmara ardente, na Casa Mortuária da Igreja de S. Francisco de Assis, na Av. Afonso III (ao Alto de S. João), a partir das 17h00 de hoje, dia 15, realizando-se o funeral amanhã, domingo, dia 16, pelas 18h30, para o Cemitério do Alto de S. João, onde o corpo será cremado pelas 19h00.

Faleceu José Casanova, destacado dirigente comunista

O Secretariado do Comité Central informa que faleceu hoje, após doença grave, José Casanova, membro do Comité Central do PCP. Deixa-nos a sua intervenção dedicada como militante e dirigente do PCP nas mais diversas tarefas e responsabilidades e a sua sensibilidade e contribuição no plano cultural. A melhor homenagem que lhe podemos prestar é prosseguir a luta do seu Partido de sempre, o Partido Comunista Português, ao serviço dos trabalhadores, do povo e do País, pelo ideal e projecto comunista.

Reedição da obra de Álvaro Cunhal, «Contribuição para o Estudo da Questão Agrária»

Lembrar a vida e obra de Álvaro Cunhal no preciso dia em que passa mais um aniversário do seu nascimento, o seu contributo para a Revolução de Abril neste ano muito especial de comemorações e celebrar, com a iniciativa editorial de reedição de mais uma das suas significativas obras - a “Contribuição para o Estudo da Questão Agrária” -, o 40º. Aniversário da Revolução do 25 de Abril.

Inclui Vídeo

A história da publicação, elaboração e utilização no combate político-ideológico da obra Contribuição para o Estudo da Questão Agrária

Venho dirigir-vos apenas algumas palavras sobre a história da publicação, elaboração e ulterior utilização no combate político-ideológico por Álvaro Cunhal da sua obra Contribuição para o Estudo da Questão Agrária.

Inclui Vídeo

Encerramento da 8ª Assembleia da Organização Regional da Guarda

O balanço que esta Assembleia aqui fez à evolução da situação económica e social do distrito mostra que estamos perante o mesmo caminho de retrocesso económico e de degradação social que temos verificado no País, agravado pelos problemas inerentes à interioridade que se aprofundaram, particularmente, com as sucessivas levas de medidas de austeridade e extorsão social, ditas de combate à crise, mas efectivamente de centralização e concentração da riqueza, que têm vindo a ser impostas desde os governos do PS de Sócrates até hoje.

Abertura da 8ª Assembleia da Organização Regional da Guarda do PCP

Uma assembleia que realizamos e preparámos num quadro politico, social e económico de grande complexidade, de intensa actividade do nosso Partido e de uma expressiva e ampla luta de massas. Uma assembleia que discutirá uma resolução politica, resultante de diversos contributos e que faz uma análise da actual situação no distrito e aponta caminhos e orientações, colocando a organização do Partido e o seu reforço e a luta de massas como aspectos determinantes para a construção da politica alternativa patriótica e de esquerda que o PCP transporta e propõe.

Comunicado do Comité Central do PCP, de 19 de Outubro de 2014

O Comité Central do PCP, reunido a 19 de Outubro de 2014, analisou a situação económica, social e política do País, aspectos da situação internacional, avaliou o desenvolvimento da acção tendo como objectivo a ruptura com a política de direita e a concretização de uma alternativa patriótica e de esquerda, a intensificação da luta de massas e o reforço do Partido e definiu as orientações e tarefas para a sua dinamização.

Sobre a reunião do Comité Central do PCP

Nesta sua reunião de hoje, o Comité Central do PCP analisou a situação do País e aspectos da situação internacional, avaliou a acção tendo como objectivo a ruptura com a política de direita e a concretização de uma alternativa patriótica e de esquerda, o desenvolvimento da luta e da acção do Partido.

Inclui Vídeo