PCP

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 14 de Dezembro de 2014

O Comité Central na sua reunião de ontem analisou a situação nacional e aspectos da situação internacional. Apontou elementos para a preparação das eleições legislativas de 2015 e para a continuação do reforço e afirmação do Partido.

Inclui Vídeo

Comunicado do Comité Central do PCP, 14 de Dezembro de 2014

O Comité Central do PCP, reunido a 14 de Dezembro de 2014, analisou a situação nacional e aspectos da situação internacional, avaliou o desenvolvimento da luta de massas e da intervenção com vista à ruptura com a política de direita e à construção de uma alternativa patriótica e de esquerda.

Sobre a notícia do «Público» a propósito do BES/Novo Banco e a Festa do «Avante!»

A notícia hoje divulgada pelo jornal «Público» sobre alegados donativos do BES/Novo Banco à Festa do «Avante!» constitui uma peça para tentar atribuir ao PCP práticas e procedimentos que em absoluto rejeita. Face às insinuações subjacentes ao artigo o PCP esclarece que:

Sérgio Vilarigues, destacado dirigente do PCP e revolucionário de corpo inteiro

Camaradas, amigos, familiares de Sérgio Vilarigues – filho e netas.

Evocamos hoje o centenário do nascimento de Sérgio Vilarigues, destacado dirigente do Partido Comunista Português, revolucionário de corpo inteiro, abnegado, corajoso e firme lutador contra a ditadura fascista, pela construção de um Portugal democrático e soberano, pelo socialismo e pelo comunismo.

Inclui Vídeo

Não há uma política de esquerda sem romper com a política de direita

"O Algarve foi particularmente vítima destes anos negros de política de austeridade e concentração de riqueza, imposta ao País a pretexto do combate a uma crise que tem as suas causas mais fundas no funcionamento e contradições do próprio sistema capitalista, cada vez mais parasitário e decadente, e na política de direita que alimenta e aprofunda sua natureza exploradora, opressora e predadora. Mas o que sobressai dos trabalhos da nossa Assembleia e que gostaria de realçar é a existência e a proposta de uma política alternativa para a solução dos problemas regionais. A existência de uma política que se enquadra nos grandes eixos da política alternativa, patriótica e de esquerda, que o PCP tem apresentado ao País" afirmou Jerónimo de Sousa no encerramento da Assembleia da Organização Regional do Algarve.

Faleceu Maria do Pilar Vicente

Faleceu Maria do Pilar Vicente. Médica-cirurgiã, Vice-Presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e da Comissão Executiva da Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Membro do Comité Central do PCP.

Após doença grave, Maria do Pilar Vicente faleceu, aos 61 anos.

Membro do PCP desde 1998.

Funeral de José Casanova

Aqui estamos para prestar a justa e devida homenagem ao José Casanova. Para a Cândida, para os filhos Catarina e Miguel, a mais sentida palavra de pesar ainda que sabendo que palavras não há para preencher o vazio que o José Casanova lhes deixa, mas também a este imenso colectivo de camaradas e amigos que habituou à sua inesquecível presença.

Existe uma política alternativa para a solução dos problemas regionais e para relançar o seu desenvolvimento

"O que sobressai dos trabalhos da Assembleia é a existência de uma política alternativa para a solução dos problemas regionais e para relançar o seu desenvolvimento. A existência de uma política que se enquadra nos grandes eixos da política alternativa, patriótica e de esquerda, que o PCP tem apresentado ao País. E por isso, a intervenção dos comunistas que não se confina à denúncia das políticas e às suas consequências, mas também à apresentação de propostas de solução dos problemas, visando a elevação das condições de vida das populações".

Sobre o funeral de José Casanova

O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português informa que o corpo de José Casanova estará em câmara ardente, na Casa Mortuária da Igreja de S. Francisco de Assis, na Av. Afonso III (ao Alto de S. João), a partir das 17h00 de hoje, dia 15, realizando-se o funeral amanhã, domingo, dia 16, pelas 18h30, para o Cemitério do Alto de S. João, onde o corpo será cremado pelas 19h00.