PCP saúda o Partido Comunista do Chile e o povo chileno

O PCP felicitou calorosamente o Partido Comunista do Chile e, por seu intermédio, as organizações integrantes do Comando “Aprovo Chile Digno” e outras forças progressistas e democráticas chilenas, pelo importante triunfo da vontade popular no Plebiscito Constitucional, realizado a 25 de Outubro, que abre perspectivas para a construção de um Chile soberano, democrático, de justiça e progresso social.

O PCP saudou o esmagador pronunciamento do povo chileno a favor da elaboração de uma nova Constituição que substitua o texto constitucional de 1980, legado da ditadura fascista de Pinochet, e que represente a derrota do modelo neoliberal e anti-democrático que este determina.

Na sua carta, o PCP sublinhou a importante decisão do povo chileno de elaborar a nova Constituição por via da eleição de uma Assembleia Constituinte, soberana e amplamente representativa.

O PCP considerou ainda que esta vitória, indissociável da luta determinada dos comunistas chilenos em prol dos interesses dos trabalhadores e povo chileno e da unidade das forças populares, progressistas e democráticas, é resultado das mobilizações e acções de protesto, que culminaram na ampla mobilização popular de 18 de Outubro de 2019, contra a brutal e criminosa política exploradora e repressiva do Governo de direita, Presidido por Pinera, e pela convocação de um plebiscito nacional por uma nova Constituição e por uma Assembleia Constituinte.

Para o PCP, esta vitória do povo chileno anima e dá confiança a todos quantos na América Latina e Caraíbas, assim como no Mundo, abraçam a causa da emancipação social e nacional dos povos.

Reafirmando a sua solidariedade ao PCC e ao povo chileno, o PCP expressou os melhores votos de sucesso para as batalhas que se seguem para levar avante a elaboração e aprovação de uma nova Constituição, realizar profundas transformações democráticas – políticas, económicas, sociais, culturais – e erguer o Chile digno pelo qual os trabalhadores e as massas populares chilenas lutam e a que legitimamente têm direito e anseiam.

• Paz e Solidariedade
  • Partido Comunista do Chile