PCP realiza Audição Pública sobre o salvamento nas praias e Nadadores Salvadores

O PCP realizou hoje uma Audição Pública sobre o salvamento nas praias e Nadadores Salvadores, tendo em conta as preocupações trazidas ao conhecimento do PCP pelas várias associações de nadadores salvadores, câmaras municipais e outras entidades bem como notícias veiculavas na comunicação social que colocam em evidência as sérias dificuldades que se vão viver nesta época balnear, aos concessionários das praias e ao sistema de salvamento marítimo, nomeadamente com os problemas na formação, privatização e a pouca adesão.

Com a publicação da Lei nº 68/2014, de 29 de agosto e a Portaria nº 311/2015, de 28 de setembro são impostas novas exigências num quadro em que faltam nadadores salvadores e que poderá ter reflexos ao nível da operacionalidade e eficácia exigidas na assistência a banhistas.

Com o objectivo de conhecer as diversas opiniões sobre esta matéria, o PCP pretendeu auscultar as várias entidades, que de uma forma ou outra estão envolvidas nesta problemática.

Participaram nesta iniciativa as seguintes entidades:

Associação de Apoios de Praia da Costa da Caparica; Associação de Nadadores Salvadores "Os Delfins"; Associação de Nadadores Salvadores de Grândola "Seagull Rescue"; Associação de Oficiais das Forças Armadas; Associação de Pequenos Empresários da Região de Setúbal e Alentejo; Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima; Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano - Resgate; Brave Heart - Associação Humanitária de Segurança e Salvamento Aquático; Concessionário Cova do Vapor; Ex-Directores Gerais da Autoridade Marítima Nacional: Vice-Almirante Álvaro Cunha Lopes, Vice-Almirante Medeiros Alves, Capitão de Mar e Guerra Agostinho Vidal de Pinho; Federação de Bombeiros de Setúbal; Federação Portuguesa de Concessionários de Praia; Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores; Instituto de Socorros a Náufragos; Liga dos Bombeiros Portugueses; QuantAventura; Câmara Municipal de Aljezur; Câmara Municipal de Santiago do Cacém; Câmara Municipal de Setúbal; Salva Mais Lda; e outras pessoas a título pessoal.

• Segurança das Populações
  • Trabalhadores