Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP realiza acção de contacto sobre CGD em todo o País

PCP realiza acção de contacto sobre CGD em todo o País

A partir da próxima segunda-feira, o PCP desenvolverá uma acção de contacto com a população e, particularmente, junto dos trabalhadores da CGD sob o lema "A Caixa Geral de Depósitos ou é pública, ou não é nacional".

No folheto a ser distribuído denuncia-se a manobra do PSD, com o apoio do CDS, com vista à desestabilização e desacreditação do banco público - na qual se insere a Comissão de Inquérito à CGD - abrindo caminho à sua privatização, assinalando-se que PSD e CDS sabem bem o que justifica a necessidade de recapitalização da CGD já que, desde 1976, dos 13 conselhos de administração, 10 foram presididos por personalidades ligadas ao PSD e 3 ao PS.

Assinala-se, apesar da gestão prosseguida ter em vários aspectos copiado a gestão privada com as consequências negativas que daí resultaram, o contributo que a CGD tem dado para as receitas nacionais, em dividendos e impostos, sublinhando, ainda, que são os mesmos que recapitalizaram a banca privada com dinheiro do Estado e que agora não querem que o Estado recapitalize a CGD. O PCP destaca a necessidade da recapitalização e da estruturação com vista ao crescimento da CGD, e realça o banco público como instrumento insubstituível numa política soberana de desenvolvimento económico e social do País.

O PCP defende a necessidade de defender direitos e postos de trabalho, rejeitando a redução do número de trabalhadores, agências e actividade do banco, que apenas resultam na oportunidade da ocupação desse espaço pela banca privada.

O PCP denuncia ainda as imposições e constrangimentos do BCE e da Comissão Europeia à banca em Portugal, que evidenciam que um país em que o sistema financeiro está nas mãos do grande capital é um país dependente, reafirmando que só a banca pública é capaz de garantir o interesse público e nacional.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Central
  • CGD - Caixa Geral de Depósitos