Intervenção de Rita Rato na Assembleia de República

PCP propõe início das obras de requalificação na Escola Secundária de Camões neste ano lectivo

O PCP apresentou um projecto que recomenda o início das obras de requalificação na Escola Secundária de Camões no ano lectivo de 2016/2017. Rita Rato na sua intervenção afirmou que "se hoje estamos a discutir esta petição em 2016, foi devido à persistente luta de alunos, professores, pais e comunidade escolar, que não desistiu de lutar pela garantia de qualidade das condições materiais desta escola."

Sr.ª Presidente,
Sr.as e Srs. Deputados:
Queria, em primeiro lugar, em nome do Grupo Parlamentar do PCP, saudar os peticionários pela sua persistência. Os pais e os encarregados de educação, os estudantes, os professores, o diretor, a direção da Escola Secundária de Camões desde já muitos anos têm trazido à Assembleia da República a justíssima reivindicação de realização de obras numa escola que tem mais de 100 anos e que nunca teve uma requalificação de fundo. Por isso, se hoje, em 2016, estamos a discutir esta petição fazemo-lo devido à sua persistência nesta luta justíssima pela garantia de qualidade das condições materiais desta Escola. São mais de 4251 aqueles que subscreveram esta petição, são mais de 1700 estudantes numa escola de ensino secundário, com ensino noturno, cursos profissionais, prosseguimento de estudos, e só peca por tardia a necessidade de realização de obras nesta Escola. Sabemos que a prioridade na definição das escolas a serem intervencionadas pela Parque Escolar não identificou esta como uma das prioritárias, apesar de o ser. E eis que o anterior Governo do PSD e do CDS, ao mesmo tempo que, na Assembleia Municipal de Lisboa, PSD e CDS votavam a favor de propostas para a realização de obras, suspendia as obras em todo o País e, portanto, em agosto de 2011 decidiram a suspensão das obras nesta Escola.
Entendemos que é mais do que justa a necessidade de realização de obras, e por isso apresentamos uma proposta para que no ano letivo de 2016/2017 elas se iniciem.
(...)
Sr.ª Presidente,
Srs. Deputados:
Muito rapidamente, queria apenas dizer que me recordo perfeitamente da tarde em que recebi a Associação de Pais dos alunos desta Escola para nos referir este problema. E a discussão que aqui fazemos hoje e o resultado que amanhã se atingirá, com a aprovação destes projetos, provam que valeu e vale a pena lutar, assim como valeu a determinação destes pais. Portanto, Sr.ª Deputada do PSD, o que merece respeito aqui é a persistência, a determinação dos estudantes, da direção da Escola e dos pais. É por isso que aqui estamos!

• Educação e Ciência
  • Trabalhadores