PCP no Congresso da ZANU - PF

Delegação do PCP : Angelo Alves, membro da Comité Central e da Secção Internacional
Avante Edição N.º 1619, 09-12-2004

O Congresso da União Africana Nacional do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF) realizou-se em Harare, capital do Zimbabwe, nos passados dias 2, 3 e 4 de Dezembro.
O Congresso da ZANU-PF – a histórica força de libertação nacional do Zimbabwe que governa o país desde a independência – reconduziu Robert Mugabe, presidente da República do Zimbabwe, no cargo de primeiro secretário do partido, elegeu o novo comité central e dois vice-presidentes: Joseph Msika, reconduzido no cargo, e vice-presidente do Zimbabwe, e Joyce Mujuru, a primeira mulher vice-presidente do partido. O Congresso traçou as principais linhas de orientação para os próximos 5 anos, tendo-se pronunciado pela continuação e aperfeiçoamento do processo de reforma agrária em curso e traçado as principais linhas de intervenção do partido nas eleições que se realizarão em Março de 2005.
O PCP, um dos dois partidos oriundos da Europa presentes no Congresso da ZANU-PF, fez-se representar por Ângelo Alves, membro do Comité Central e da Secção Internacional, que durante a estadia em Harare efectuou contactos com várias forças políticas, nomeadamente da África Austral e PALOP’s.

• Central
  • Actividade Internacional