PCP em Praga

PCP em Praga

O PCP participou no passado dia 11 de Novembro na 42ª Conferência Política e Teórica de Praga, iniciativa anualmente realizada pela organização do Comité do 1º Bairro de Praga do Partido Comunista da Boémia e Morávia, que reuniu dezenas de participantes, incluindo da União da Juventude Comunista, e ainda representantes de vários partidos comunistas e de forças de esquerda da Europa, assim como de diversas embaixadas de países da Ásia e América Latina. O PCP esteve representado por Luís Carapinha, da Secção Internacional.

A presente edição da conferência, intitulada “Sobre a teoria e práxis do Movimento Comunista”, inseriu-se nas comemorações do Centenário da Revolução de Outubro e do 170º aniversário do Manifesto Comunista.

A generalidade dos participantes ressalvou o significado universal da Revolução Russa de Outubro e os profundos impactos no mundo do processo de construção do socialismo na União Soviética iniciado com o triunfo da gesta de Lénine e dos bolcheviques a 7 de Novembro de 1917. Foram apontados os sérios perigos colocados à paz mundial e os fenómenos de relançamento de forças de índole fascista, decorrentes do quadro de aprofundamento da crise estrutural do capitalismo. Foi sublinhada, em particular, a necessidade de assegurar partidos comunistas influentes e com identidade própria, capazes de organizar o movimento de reivindicação social de amplas massas, a par do necessário fortalecimento da convergência e unidade da frente anti-imperialista.

>
  • Actividade Internacional

Partilhar