Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP condena tentativa de golpe de estado no Paraguai

O PCP repudia com veemência a tentativa em curso de consumação de um golpe de estado no Paraguai, por via da abertura pelo Parlamento em Assunção de um processo sumário de impugnação visando a destituição do Presidente democraticamente eleito, Fernando Lugo.

A tentativa de golpe de estado promovida pelos partidos da direita paraguaia e demais sectores reaccionários afectos aos grandes interesses latifundiários e económicos deste país sul-americano – as mesmas forças que no passado protagonizaram a mais longa ditadura na América Latina – visa a interrupção e liquidação do processo democrático e popular no Paraguai. Tal como nas Honduras em 2009, o presente “golpe institucional” insere-se na agenda subversiva e revanchista do imperialismo conduzida pelos EUA na região.

O PCP junta a sua voz a todos quantos, nomeadamente na América Latina, exigem o respeito pela vontade popular e expressa a sua solidariedade com os comunistas, os democratas e o povo paraguaio.

• Central
  • Declarações e Comunicados do PCP