Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP condena repressão e perseguições em Israel e expansão de colonatos na Palestina

O Partido Comunista Português condena a continuada acção do Governo israelita, de natureza xenófoba e segregacionista, contra os cidadãos palestinianos de Israel e em particular as violentas acções contra a população de Umm Al-Hiran – aldeia do deserto de Al Naqab – e expressa a solidariedade dos comunistas portugueses à luta que estes travam em defesa dos seus direitos.

O PCP reafirma a sua solidariedade para com o Partido Comunista de Israel e todas as forças democráticas e progressistas israelitas que lutam contra a política sionista do Governo de Israel, pela paz e pelo respeito dos direitos do povo palestiniano.

A intensificação da repressão levada a cabo pelo Governo israelita contra a população palestiniana de Israel e a postura de aberto desrespeito pela legalidade internacional são indissociáveis das afirmações de cobertura e apoio da Administração norte-americana à política sionista do Governo israelita, de que é exemplo a provocadora e inaceitável intenção de transferir para Jerusalém a Embaixada norte-americana em Israel.

A campanha contra os cidadãos palestinianos de Israel é gémea da continuada e persistente campanha de colonização da Cisjordânia, incluindo de Jerusalém Oriental, e de bloqueio sobre a faixa de Gaza.

O PCP condena igualmente as decisões do Governo israelita de expansão e construção de novos colonatos na Cisjordânia – de que a decisão anunciada ontem de construção de 3.000 novas “unidades de habitação” é mais um grave exemplo –, em aberto desrespeito pelo Direito Internacional, reafirmado pela recente resolução 2334 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O PCP expressa a sua solidariedade com o povo palestiniano e reitera a sua posição de defesa do seu direito à edificação do Estado da Palestina, livre, independente, soberano e viável, nas fronteiras anteriores a 1967 e com capital em Jerusalém Leste.

• Central
  • Declarações e Comunicados do PCP