"O Comunista"

O PRIMEIRO
ORGÃO DE IMPRENSA DO PCP

 

(...) Na nossa opinião, o ponto de partida da nossa actividade, o primeiro passo concreto para a criação da organização desejada, o fio condutor que nos permitiria fazer progredir incessantemente essa organização, em profundidade e extensão, deve ser a fundação de um jornal político (...)

(...) o jornal [é como] o andaime erguido à volta de um edifício em construção; esboça os contornos do edíficio, facilita as comunicações entre os diferentes construtores, aos quais permite repartir a tarefa e abranger o conjunto dos resultados obtidos pelo trabalho organizado.

Lénine, Maio de 1901

Assim, em 16 de Outubro de 1921, volvidos sete meses sobre a fundação do PCP, é dado à estampa o Orgão do PCP com o título "O Comunista".

O Comunista: Semanário: Orgão do Partido Comunista Português / Propriedade do Grupo Editor O Comunista; Editor: José Rodrigues; Redactor principal: Manuel Ribeiro. Ano I, n.º 1 (16 Out. 1921) - Ano IV, n.º 48 (6 Nov. 1926). Lisboa. Periodicidade: passa a quinzenal e posteriormente a mensal. Variantes do subtítulo: Orgão Central do Partido Comunista Português (S.P.I.C.); Orgão e propriedade do Partido Comunista (S.P.I.C.). Outros responsáveis: J. Carlos Rates (1923-1925), M. Ferreira Quartel (1925-1926).


Integrando as comemorações do 80.º aniversário da fundação do PCP divulgamos pela primeira vez, desde a data de publicação, quinze páginas iniciais de "O Comunista", onde se seleccionaram alguns dos títulos considerados mais relevantes entre 1921 e 1926.

Não constituindo uma síntese dos conteúdos publicados, é uma chamada de atenção para a diversificada intervenção do PCP na vida política nacional e internacional, da sua matriz ideológica e das suas tomadas de posição face ao avanço das forças de direita num quadro de degradação da 1.ª República.



DESTAQUES DE "O COMUNISTA"


Ano I - n.º 1 - 16 de Outubro de 1921

"Novos Horizontes" - artigo sobre a insuficiência da luta sindical na emancipação dos trabalhadores e a necessidade histórica do Partido Comunista Português.

"Contra a Liberdade de Pensamento" - notícia sobre os primeiros comunistas presos em consequência da comemoração do 1º de Setembro, Dia Mundial da Juventude Comunista promovida pela JC portuguesa, numa campanha de agitação, com afixação de cartazes nas ruas e nas fábricas de Lisboa.

Ano I - n.º 3 - 30 de Outubro de 1921

"Palavras Francas" - artigo sobre a diferença de sentido entre revolução burguesa e revolução social.

"Sacco e Vanzetti" - declaração de solidariedade internacionalista dos comunistas portugueses aos operários Sacco e Vanzetti, e repúdio pela sua condenação à morte nos Estados Unidos, por serem inimigos das instituições em vigor.

Ano I - n.º 5 - 13 de Novembro de 1921

"Contra a reacção" - apelo do PCP à unidade e mobilização de todas forças progressistas contra os perigos de um golpe reaccionário e de uma Ditadura Militar, na vigência do governo de Carlos Maia Pinto.

"Do idealismo à acção ou da teoria à prática" - artigo sobre o novo rumo para a luta dos trabalhadores, inserido no trabalho político e ideológico do PCP.

Ano I - n.º 5 - 10 de Setembro de 1923

"O Congresso partidário" - artigo inserido na preparação do I Congresso do PCP que teria lugar em Novembro de 1923, onde se enunciam algumas das teses e a definição de princípios, bem como os deveres e direitos dos militantes.

"O Problema do Pão" - artigo sobre a situação do consumidor face aos interesses dos agrários e dos industriais de moagem e panificação defendidos pelo Estado.

Ano I - n.º 12 - 26 de Janeiro de 1924

"Morreu Lenine" - notícia do falecimento de Lenine, com alguns considerandos sobre o significado histórico do seu pensamento e acção.

"Os rurais e o custo de vida" - análise das consequências da alteração de preço do pão no orçamento familiar dum operário agrícola, no Montijo.

Ano I - n.º 14 - 16 de Fevereiro de 1924

"Contra a Ditadura das Direitas" - artigo sobre a necessidade duma coligação da Esquerda face à conjuntura internacional, à crise do capitalismo e das instituições, ao avanço da Direita e à ameaça duma Ditadura.

Ano I - n.º 21 - 21 de Junho de 1924

"A Questão Negra" - artigo assinado por A. Rodrigues (Augusto Rodrigues Miranda - médico, membro da Comuna "Lenine" de Sobral da Adiça, onde se destaca a exploração dos povos coloniais e em benefício de quem, apontando-se linhas de acção solidaria do proletariado português face à questão colonial.

"Os presos da Trafaria" - artigo caracterizando a repressão de classe exercida pelo regime democrático burguês, ao arrepio dos princípios constitucionais de 1911.

Ano II - n.º 26 - 21 de Janeiro de 1925

"Lenine, Nosso Mestre" - artigo biográfico de Lenine, complementado com extractos de "O esquerdismo, doença infantil do comunismo" e de "O Estado e a Revolução", testemunhando a importância do leninismo no trabalho político e ideológico do PCP.

Ano II - n.º 30 - 28 de Março de 1925

"Em vésperas de eleições" - artigo de análise política sobre a frente de luta parlamentar e o que deve ser um deputado comunista, sendo de assinalar a divulgação integral do primeiro "Programa eleitoral" do PCP, para as legislativas de 1925.

Ano II - n.º 33 - 9 de Maio de 1925

"Programas Eleitorais" - divulgação do primeiro programa do PCP para as eleições autárquicas de 1925, onde avultam preocupações ecologistas ao nível de intervenção das freguesias com propostas de pelouros para a construção e conservação de jardins e parques, defendendo-se ainda, medidas de aproximação da justiça aos cidadãos com a curadoria popular e a administração da justiça nos casos de pequeno delito integradas no pelouro de segurança e actos da vida civil. Num nível territorial mais amplo, propunha-se a elaboração de planos de fomento regional a cargo de organismos executivos eleitos por sufrágio directo.

Ano II - n.º 34 - 23 de Maio de 1925

"Os terrenos incultos e charnecas" - artigo assinado por Manuel Ferreira Quartel (membro da Federação Comunal de Lisboa do PCP), sobre os perigos contidos na legislação sobre o arrendamento rural, preço das benfeitorias e apoio sindical aos camponeses.

Ano II - n.º 40 - 12 de Setembro de 1925

"Deportações sem julgamento" - artigo denunciando a arbitrariedade de critérios punitivos do regime. Enquanto as forças vivas açambarcadoras, alta finança etc., exploram, sugam , asfixiam, se passeiam impunemente e encontram nos governantes preciosos cúmplices, aos movimentos grevistas do protesto operário, a democracia parlamentar republicana responde com a violência policial, o cárcere e o degredo sem julgamento.

Ano II - n.º 41 - 10 de Outubro de 1925

"Ao proletariado" - apelo do PCP à mobilização das massas trabalhadoras, dos soldados e marinheiros, perante o julgamento-farsa dos implicados no golpe fascista de 18 de Abril de 1925, e apresentação das condições prévias ao estabelecimento dum plano de acção das forças de esquerda quanto a uma solução político-social, financeira e económica do país, face ao avanço da reacção.

Ano II - n.º 43 - 8 de Novembro de 1925

"Às Urnas! Às Urnas!" - apelo do PCP à mobilização dos trabalhadores para o acto eleitoral, à responsabilidade política do proletariado e de combate ao abstencionismo.

"Propaganda eleitoral" - noticiário da campanha eleitoral do PCP no Alentejo, com relato do comício em Moura e da apresentação do candidato a deputado pelo circulo de Beja.

Ano II - n.º 45 - 31 de Janeiro de 1926

"A grande burla dos 300.000 contos" - análise do caso José Bandeira e Alves dos Reis que emerge do pântano em que mergulhou o poder político e económico nacional.

"Propaganda comunista no Porto" - notícia desenvolvida de uma sessão de esclarecimento e propaganda, realizada na Cooperativa dos Operários da Arrábida pela Federação das Células Comunistas do Porto.