Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

O papel do turismo ligado à pesca na diversificação das actividades de pesca

A diversificação das actividades associadas ao sector das pescas, nomeadamente o turismo, pode ter aspectos positivos. Pode funcionar como factor de aumento de rendimentos e como forma de preservação de técnicas piscatórias, tradições etnográficas e culturais, como factor de valorização dos produtos piscatórios e tradicionais a eles associados, ou mesmo como estratégia de educação ambiental e valorização ecológica. Uma actividade piscatória e comunidades dinâmicas podem atrair um turismo sustentável.
O relatório contém pontos positivos. Sobre a ligação às comunidades e às suas tradições; a qualificação técnica e académica de pescadores e piscicultores; o envolvimento dos Grupos de Acção Local de Pesca, a afirmação do primado da pesca e das actividades turísticas apenas como complemento.
No entanto, o relatório não deixa de plasmar igualmente uma visão legitimadora das opções que defendem a dita diversificação não numa perspectiva complementar mas alternativa à pesca. O relatório é omisso relativamente aos problemas específicos da pesca de pequena escala e artesanal e à sua relação com a Política Comum das Pescas da UE.
O turismo é aqui considerado numa clara tendência para a massificação e para a fetichização etnográfica, transformando pescadores em guias turísticos e as comunidades e as suas tradições milenares num postal uniformizado.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu