Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

O papel do turismo ligado à pesca na diversificação das actividades de pesca

A crise profunda em que se encontra o sector das pescas em vários países e regiões, e em particular o segmento da pesca de pequena escala, tem causas concretas bem identificáveis.

Causas indissociáveis do fracasso da Política Comum das Pescas da União Europeia, nas suas várias dimensões: falhou em assegurar o desenvolvimento sustentável do sector; falhou em assegurar um rendimento digno aos pescadores, falhou em contribuir para o desenvolvimento socioeconómico das regiões costeiras, falhou em assegurar o abastecimento de pescado às populações no quadro de uma boa conservação dos recursos.

É no quadro deste rotundo fracasso que surgem muitas das teorias da diversificação. Que, de resto, têm paralelo noutros sectores, como o da agricultura.

Sem por em causa aspectos positivos que possam resultar das actividades que, a par da pesca, sejam complementarmente (e não alternativamente) exercidas pelos pescadores, como é o caso do turismo, importa sublinhar que o objectivo e função primeiras do pescador é pescar.

Para que o possam continuar a fazer por muito anos, aquilo de que precisamos é, antes de mais, de outras políticas.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu