Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

O Pacto Ecológico Europeu

Descontando a muita propaganda verde, deste pacto sobra pouco. Do que sobra, muita coisa não é boa. Querem alargar o mercado do carbono, o negócio que alguns fazem comprando e vendendo licenças para poluir. Querem insistir nas políticas neoliberais que, além das injustiças sociais e da desigualdade económica, criam muitos dos desequilíbrios ecológicos que enfrentamos. Não é por dizerem mil vezes a palavra verde que mudam a natureza das políticas que nos trouxeram aqui. É necessário diminuir a dependência de combustíveis fosseis. Certamente. Mas se o queremos fazer com justiça social e sustentabilidade ambiental, exige-se o controlo público do sector energético, que não pode estar nas mãos das multinacionais que o controlam. Uma sociedade assente no consumismo desenfreado - pintem-na como quiserem - não é sustentável. Onde estão medidas de combate à obsolescência programada? Onde estão medidas que promovam o transporte público de qualidade e gratuito em alternativa ao automóvel? Também por detrás deste biombo verde está o velho e sempre actual confronto entre capital e trabalho.

• Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu