O PCP no 10º Congresso do Partido Comunista Libanês

Representante do PCP: Gustavo Carneiro, membro do Comité Central
Avante Edição N.º 1840, 05-03-2009

Em Beirute, no Líbano, reuniu entre os dias 26 e 28 de Fevereiro o 10º Congresso do Partido Comunista Libanês, cujo lema foi «Rumo a uma Governação Nacional, Democrática, Secular e Resistente».
Durante os trabalhos, em que participaram mais de 400 militantes, foi analisada a participação dos comunistas na resistência contra a agressão israelita de Julho de 2006. Intensamente debatida foi ainda a política de alianças do Partido, tanto na luta em defesa da soberania e integridade territorial do Líbano, como na luta pelas reformas democráticas no país, profundamente marcado pelas divisões religiosas e sectárias. O reforço do Partido junto dos
trabalhadores libaneses e a melhoria da sua intervenção sobre as questões sociais foram também alvo de profundo debate.
No dia anterior ao início do Congresso, realizou-se um seminário internacional com a participação de duas dezenas de partidos comunistas e operários do Médio Oriente, Europa e América Latina sobre «A crise económica mundial – fonte de incremento da agressividade imperialismo e de tensão no Médio Oriente e no Mundo».

• Central
  • Actividade Internacional