Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Novos dados sobre os neonicotinoides

A EFSA, Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos, confirmou em Fevereiro num relatório muito aguardado, que três pesticidas neonicotinoides são perigosos para as abelhas sejam elas domésticas ou selvagens. Somam-se a este estudos outros que, para alem de revelarem o seu impacto na biodiversidade, colocam também em causa os seus efeitos na produtividade agrícola.
Estes três pesticidas neonicotinoides, clothianidin, imidacloprid e thiamethoxam são objeto de uma moratória que restringe parcialmente o seu uso. No entanto, os números apontam para um uso crescente de neonicotinoides, com recurso a outras moléculas aparentadas como é o caso do sulfoxaflor ou a flupyradifurona. Registe-se o facto dos três neonicotinoides serem de uso legal no Canadá, país com o qual a UE assinou um acordo de livre comércio.
Pergunto à Comissão Europeia que medida pensar tomar face a este relatório e se equaciona propor a proibição completa do uso destes três neonicotinoides. Pergunto igualmente o que pensa fazer relativamente aos restantes neonicotinoides (são sete no total) existentes no mercado.

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar