Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

O novo consenso europeu sobre o desenvolvimento - o nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro

O dito novo consenso da União Europeia sobre o desenvolvimento é bem revelador dos limites, das contradições e das perversidades das políticas levadas a cabo neste domínio ao longo dos últimos anos. Políticas que agora se pretendem aprofundar nos seus aspectos mais negativos.

Estamos perante uma visão geral que, em lugar de respeitar especificidades e legítimas opções soberanas dos países em desenvolvimento, pretende impor modelos de organização da sociedade e da economia: é assim com a defesa do papel do sector privado, o preconceito contra a propriedade e a gestão públicas, com a imposição das parcerias público-privado. Apenas para dar alguns exemplos.

Modelos que tendem a perpetuar a dependência, a subordinação e o atraso.

É a tentativa de impor a subordinação aos interesses geopolíticos das potências da UE, às suas políticas ditas de segurança e migratórias, de indisfarçável recorte xenófobo e neocolonial.

São as linhas de crédito em detrimento da genuína ajuda ao desenvolvimento. É o empurrar para mais dívida em vez do reconhecimento do carácter injusto e ilegítimo dessa mesma dívida, que exige o seu cancelamento.

Estamos perante um “novo” consenso que aponta um velho, muito velho, caminho.

• União Europeia
  • Intervenções