Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Nova denúncia relativa à concertação de construtores automóveis para manipulação de valores de consumos e emissões

A Federação Europeia de Transportes e Ambiente denunciou a existência de um esquema de conluio entre alguns fabricantes de automóveis para manipular de forma fraudulenta o novo sistema de medições de consumos e emissões, denominado “Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure” (WLTP).
Alegadamente, os documentos que esta organização não governamental conseguiu reunir provam que os construtores continuam a recorrer a truques, desta feita não para reduzir artificialmente os valores de consumos e de emissões, como aconteceu no chamado “Dieselgate”, mas sim para aumentá-los. O objectivo será inflacionar, face à realidade, a média de consumos e logo de emissões, tendo em conta que são os consumos determinados até 2021 que vão servir de base para o cálculo dos limites a impor para 2025 e 2030. Ao partirem de uma base artificialmente mais elevada, os construtores acabam por ter de fazer um esforço inferior para cumprir os limites legais para 2025 e 2030.

Em face desta denúncia e dos elementos avançados, pergunto à Comissão Europeia que medidas poderão ser desencadeadas em face da confirmação da mesma. Pergunto ainda que meios de investigação foram mobilizados e quando pensa ter uma posição sobre este assunto.

• União Europeia
  • Perguntas