de João Ferreira no Parlamento Europeu

Nota sobre a resolução sobre o estado de aplicação da legislação da União relativa à luta contra o branqueamento de capitais

A persistência, o alastramento, a diversificação e a complexificação dos crimes financeiros e dos fenómenos de elisão e evasão fiscais e de branqueamento de capitais são simultaneamente causa e expressão de uma degradação deste sistema económico, sendo inseparáveis da cumplicidade e subordinação do poder político dominante ao poder da alta finança e do grande capital.
Na análise que fazemos do problema e nas propostas que apresentamos à sua solução não podemos esquecer nem negligenciar o papel da livre e desregulada circulação de capitais, da desregulamentação e da liberalização do sistema financeiro e bancário, promovidas pela União Europeia, pelas suas instituições e pela sua legislação.
Os esquemas de branqueamento de capitais merecem o nosso maior repúdio e a luta contra eles merece o nosso maior comprometimento.
Um combate firme e decidido a este fenómeno tem de passar pelo reforço das estruturas nacionais responsáveis por esta área, num quadro de necessário aprofundamento da cooperação internacional, e não por esvaziar e debilitar essas estruturas, em nome de uma mirífica centralização em estruturas não sujeitas ao escrutínio democrático.

• União Europeia
  • Declarações de Voto