Intervenção de António Filipe na Assembleia de República

"Significa de facto uma redução muito significativa do escrutínio da actividade do Governo»

Ver vídeo

''

Esta alteração do regime dos debates com o Primeiro-Ministro vem manchar de uma forma lamentável aquela que podia ser uma revisão consensual e muito razoável do Regimento da Assembleia da República.

Efectivamente, houve uma série de melhoramentos no Regimento, nas largas dezenas de artigos que foram alterados, mas o PS e o PSD insistiram nesta proposta que vai marcar pela negativa de uma forma decisiva esta revisão do Regimento.

O PCP está tão à vontade para falar sobre isto que em várias fases neste debate manifestámos a nossa abertura para discutir uma solução razoável de fiscalização da actividade do Governo que poderia não passar necessariamente pela quinzenalidade dos debates, mas que mantivesse um nível aceitável e razoável de escrutínio por parte da Assembleia da República.

Ora essa proposta razoável nunca apareceu e o que apareceu da parte do PS e do PSD foi transformar os debates quinzenais em debates de dois em dois meses. Ora isso é completamente diferente, significa de facto uma redução muito significativa do escrutínio da actividade do Governo por parte da Assembleia da República e consideramos que efectivamente não é aceitável, e não só votámos na especialidade contra essa disposição como ela vai afectar decisivamente o sentido de voto do PCP na votação final global destas alterações ao Regimento.

Perante tal alteração o sentido global de voto do PCP só poderá ser contra o que muito lamentamos porque consideramos que é este ponto em concreto que mancha de uma forma decisiva aquela que sublinho poderia ter sido uma reforma positiva e razoável do Regimento da Assembleia da República.

  • Regime Democrático e Assuntos Constitucionais
  • Intervenções
  • Debates Quinzenais
  • Regimento Assembleia da República