Pergunta ao Governo N.º 1725/XIV/1

Sobre a situação no Hospital do Litoral Alentejano

Destinatário: Ministra da Saúde

No âmbito da preparação e resposta à doença por novo coronavírus o Hospital do Litoral Alentejano integrou os hospitais de referência de 2ª linha para receber doentes com a COVID 19.

Para assegurar a sua capacidade de resposta é fundamental reforçar o número de profissionais de saúde. O Hospital solicitou a contratação de profissionais de saúde, no entanto, o número de profissionais existentes continua a ser insuficiente para responder às necessidades que se colocam.

Tivemos conhecimento de que não há os reagentes para o Hospital realizar os testes à COVID 19 e que os doentes aguardam 48 horas para a obtenção do resultado ao teste.

As condições de trabalho para os cerca de 80 profissionais de saúde do serviço de urgência não são as adequadas. Dispõe somente de dois balneários exíguos com condições para duche, mais duas salas adaptadas sem lavatório, nem duche. A copa só tem capacidade para quatro pessoas e situa-se em áreas que recebem doentes.

Não há um espaço dedicado para a desinfeção de macas contaminadas, realizando-se num corredor de passagem de doentes e funcionários limpos.

É essencial que sejam asseguradas as condições de proteção dos profissionais de saúde, expostos ao risco de contágio, para continuar a garantir capacidade de resposta dos serviços públicos de saúde.

Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

  1. Na sequência do pedido de reforço do número de profissionais de saúde, quantos já iniciaram funções?
  2. Quantos profissionais de saúde, por categoria, são precisos para garantir capacidade de resposta do Hospital do Litoral Alentejano ao surto epidémico e simultaneamente assegurar a prestação de cuidados de saúde a doentes com outras patologias?
  3. Que medidas estão a ser tomadas para garantir o reforço do número de profissionais de saúde?
  4. Que medidas vai o Governo tomar para garantir a realização de testes no Hospital do Litoral Alentejano, reduzindo o tempo de espera para obtenção de resultados?
  5. Atendendo à falta de condições dos balneários e da copa para os profissionais de saúde do serviço de urgência, muito expostos ao risco de contágio, que medidas vai o Governo tomar para assegurar a proteção dos profissionais de saúde?