Pergunta ao Governo N.º 1361/XIV/1

Encerramento da Extensão de Saúde do Samouco, concelho de Alcochete, distrito de Setúbal

Destinatário: Ministra da Saúde

Tivemos conhecimento que a Extensão de Saúde do Samouco se encontra encerrada, privando a população da freguesia do Samouco do acesso a cuidados de saúde.

Frequentemente a falta de trabalhadores na área da saúde nesta Extensão afeta severamente a prestação de cuidados de saúde. Problema que persiste e que continua sem ser definitivamente solucionado.

Por vezes constata-se a falta de médico, outras vez do assistente técnico. A verdade é que a não resolução do problema, há muito identificado (em particular pela Junta de Freguesia do Samouco, que tem diligenciado junto do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho), o que só tem prejudicado a população.

A Extensão de Saúde do Samouco dispõe das condições adequadas para prestar cuidados de saúde de qualidade aos utentes e de proximidade.

No atual momento, em que enfrentamos no país um surto epidémico, torna-se ainda mais relevante garantir o funcionamento adequado da Extensão de Saúde do Samouco, de forma a evitar deslocações desnecessárias e prolongadas dos utentes, quando poderiam tratar na Extensão de Saúde do Samouco.

O investimento e o reforço do Serviço Nacional de Saúde é crucial para garantir o acesso de todos à saúde.

Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo, que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

  1. Que medidas pretende o Governo tomar para assegurar o funcionamento adequado da Extensão de Saúde do Samouco?
  2. Quando se prevê o reforço dos trabalhadores da saúde necessários para a prestação de cuidados de saúde à população do Samouco?