Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Bombardeamento da Síria pelos EUA, França e Reino Unido

Ver vídeo

''

O bombardeamento da Síria perpetrado pelos Estados Unidos, Reino Unido e França, com o apoio da NATO, da União Europeia e de Israel, representa um inaceitável acto de agressão, em flagrante violação da Carta das Nações Unidas e do direito internacional.

Sob o pretexto de uma alegada e não comprovada utilização de armas químicas em Douma, cuja responsabilidade a Síria rejeita, o bombardeamento foi feito horas antes da chegada ao país dos peritos internacionais que iam investigar essas alegações.

Os autores do bombardeamento têm um histórico conhecido de mentiras e de invenções de pretextos para levar a cabo agressões, como as que tiveram lugar no Iraque e na Líbia.

Nos últimos oito anos, treinaram, armaram e financiaram grupos terroristas para uma guerra por procuração. Perante as derrotas infligidas a estes grupos, deram um novo e grave passo na operação de agressão e destruição da Síria.

Afirmamos aqui toda a nossa solidariedade com a Síria e o seu povo, na resistência e luta em defesa da sua soberania, independência e integridade territorial, do direito a decidir, livre de quaisquer ingerências, o seu destino.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu