Declaração de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral

Manifestação Nacional de Mulheres

''

Sob o lema «A voz das mulheres pela igualdade, direitos, desenvolvimento e paz», realizou-se em Lisboa uma marcha para dar voz aos problemas das mulheres. Promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a manifestação, de âmbito nacional, iniciou-se no Rossio e terminou junto à Ribeira das Naus. Os mais de 20 mil participantes, na grande maioria mulheres, trouxeram para a capital do País as suas preocupações locais e nacionais.

Manifestando a solidariedade do PCP estava uma delegação, bastante saudada pelos participantes, composta por Jerónimo de Sousa (Secretário-Geral) Manuela Pinto Ângelo, Luísa Araújo e Paulo Raimundo (membros do Secretariado do Comité Central), Fernanda Mateus (membro da Comissão Política do Comité Central), João Ferreira (membro do Comité Central) e Ana Mesquita (deputada à Assembleia da República).

Jerónimo de Sousa destacou o facto daquela ser, de há duas décadas para cá, «a maior manifestação de mulheres organizada pelo MDM», o que contraria a ideia de que os portugueses já não lutam nesta «nova fase da vida política nacional». «Aqui estão as mulheres a lutar pelos seus direitos próprios, que têm a ver com a sua profissão, a sua vida na família, na sociedade, para vencer preconceitos e discriminações», acentuou, concluindo: «Esta manifestação tem um grande significado».

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Central