Intervenção de Ana Virgínia na Assembleia de República

PCP propõe a implementação de medidas na utilização de animais em investigação científica

Sr. Presidente,
Sras. e Senhores Deputados,

Em primeiro lugar, e em nome do Grupo Parlamentar do PCP, gostaria de cumprimentar os 4967 subscritores da Petição que agora discutimos.

Sras e Srs Deputados,

Não é possível ignorar a preocupação apresentada por um cada vez maior número de portugueses, pelas questões que se referem ao bem-estar animal, nem é possível ignorar também que a discussão que fazemos hoje envolve igualmente preocupações relacionadas com a saúde e a vida de seres humanos.

Verifica-se uma crescente consciencialização dos cidadãos no que toca à necessidade da utilização de métodos alternativos ao uso de animais na investigação científica com modelos animais, de forma a proteger os animais, minimizando ou evitando o seu sofrimento.

Simultaneamente, não deixa de ter-se em consideração a necessidade de desenvolver técnicas e métodos de investigação que, tanto quanto possível, evitem o recurso à utilização de animais, não deixando de corresponder às necessidades de, por exemplo, debelar doenças ou evitar a morte de seres humanos.

Ciente desta realidade, e tendo manifestado, desde sempre, uma preocupação com as questões do bem-estar e do respeito pelos animais, o PCP esteve na origem, em 2010, de uma iniciativa legislativa que resultou numa Resolução da Assembleia da República, visando, entre outras recomendações, a implantação de centros de investigação 3R, no sentido de motivar e implementar alternativas para a redução do uso de animais para fins científicos.

Tal como no passado, o PCP apresenta hoje, com este Projecto de Resolução, uma recomendação ao Governo no sentido de implementar o que ainda não está concretizado da Resolução 96/2010.

Assim, propomos ao Governo medidas de avanço nesta matéria, a par de uma avaliação do estado de concretização das medidas previstas na referida Resolução e a sua comunicação junto da Assembleia da República.

Propomos ainda o reforço dos meios da Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária para que esta Instituição possa aumentar a sua capacidade de acção inspectiva sobre o tratamento dado aos animais não humanos utilizados na experimentação.

No sentido de minimizar o sofrimento dos animais usados na experimentação científica, defendemos a criação de uma rede pública de estabelecimentos para garantir condições adequadas ao alojamento e tratamento de animais utilizados na investigação científica.

Defendemos, ademais, a promoção e implementação de políticas 3R, de substituição, de redução, e de refinamento, através de centros de investigação em articulação com o Sistema Tecnológico e Científico Nacional, para perturbar o mínimo possível, a integridade e o bem-estar dos animais utilizados na investigação científica.

Afirmamos que a procura de alternativas ao uso de animais é sempre positiva e benéfica, uma vez que diminui ou elimina o sofrimento e a dor dos animais não humanos.

É este o contributo do PCP no caminho que ainda há a percorrer no sentido de reduzir a utilização de animais na investigação científica.

Disse

  • Ambiente
  • Assembleia da República
  • Intervenções