Acerca da época balnear e o salvamento nas praias

Acerca da época balnear e o salvamento nas praias

1- Iniciando-se por estes dias, formalmente, a denominada época balnear, o PCP chama a atenção para as redefinições e desacertos que marcam o seu início, nomeadamente no que respeita à garantia de uma rede de nadadores-salvadores que garanta a necessária prestação de socorro.

2- De há muito que o PCP suscita a questão de a vigilância e prestação de socorro aos banhistas estar dependente da existência ou não de concessões nas praias e de se impor uma reflexão sobre esta problemática. Foi com este objectivo que o PCP realizou no passado dia 17 de Junho uma importante Audição sobre esta matéria, envolvendo nadadores-salvadores, bombeiros, ISN, especialistas, Câmaras Municipais e concessionários.

3- O caminho percorrido de abertura aos privados da formação, a realidade de os nadadores-salvadores exercerem essa missão em modo sazonal e sujeitos a regimes contratuais desregrados e, em muitos casos, muito penalizadores para quem o deseje fazer, mesmo se observado o problema na estrita óptica remuneratória, só contribuiu para o agravamento da situação. Por outro lado, a insuficiência de trabalhadores e de meios nas estações salva-vidas comprometem a prontidão e a eficácia para os salvamentos de curta distância.

4- O PCP não pode deixar de criticar a recente decisão do Governo de desobrigar à existência de nadadores-salvadores em piscinas de complexos turísticos. Em vez de encetar o caminho de uma resposta global para o problema, procura por esta via «empurrar» para as praias os que pretendem exercer essa actividade.

5- Para o PCP impõe-se repensar o modelo de formação, financiamento e contratação adequando-o à realidade actual.

  • Segurança das Populações
  • Trabalhadores
  • Central
  • Época Balnear
  • ISN
  • nadadores-salvadores