Clara Zetkin - Pequena Biografia

Há 150 anos nascia Clara Zetkin

Destacada personalidade do movimento comunista alemão e internacional, Clara Zetkin nasceu a 5 de Julho de 1857, em Wiederau (Alemanha), onde frequentou a escola de professoras primárias e concluiu a sua formação como educadora.

Clara Zetkin está entre os fundadores do Partido Comunista Alemão, em 1919, e pertenceu ao seu Bureau Político até 1924 e ao seu Comité Central até 1929. Em 1921 integra o Comité Executivo da Internacional Comunista e o respectivo Presidium.

Acérrima activista pela paz, na sua acção como deputada do parlamento alemão (1920-1933), Clara Zetkin alerta para o perigo do fascismo como «a força política e ideológica mais perigosa para o trabalhador e que terá de ser imediatamente destruída».

Incansável militante em defesa dos direitos das mulheres

Em 1907 foi uma das principais dinamizadoras da 1.ª Conferência  Internacional de Mulheres (Estugarda), que reuniu mulheres de diversos países na luta revolucionária e definiu um programa de luta pelas reivindicações da mulher operária.

Em 1910, na 2.ª Conferência Internacional de Mulheres (Copenhaga), apresenta a proposta de criação de um Dia Internacional da Mulher, proposta aprovada e publicada na edição de 29 de Agosto de 1910 da revista Die Gleichheit (A Igualdade), cuja responsabilidade como redactora-chefe Clara Zetkin assegurará até 1917.

Entre 1921 e 1925 assumiu a direcção do Secretariado Feminino Internacional e a redacção da revista A Internacional Comunista das Mulheres.

A 8 de Março de 1933, Clara Zetkin faz a sua última intervenção pública ao ser condecorada com a Ordem de Lenine.

Faleceu a 20 de Junho de 1933 nos arredores de Moscovo e o seu corpo repousa no Kremlin. 

Clara Zetkin e o Dia Internacional da Mulher

Na viragem para o século XX, a entrada massiva das mulheres no mundo do trabalho, o desenvolvimento do movimento comunista conduziram à intensificação da luta das mulheres por melhores condições de trabalho, salários e direitos políticos.

A criação de um Dia Internacional da Mulher correspondeu à necessidade de dar um forte impulso à luta organizada das operárias.

Em 1910, por proposta de Clara Zetkin, a 2.ª Conferência Internacional das Mulheres delibera que, todos os anos e em todos os países, se celebre um Dia Internacional da Mulher.

As mulheres comunistas «em colaboração com as organizações de classe, políticas e sindicais do proletariado dos seus países, realizarão, todos os anos, o Dia da Mulher, cujo objectivo primeiro deverá ser lutar pela conquista do sufrágio para as mulheres. Esta reivindicação deverá ser enquadrada no conjunto das questões das mulheres de acordo com os princípios socialistas. O Dia da Mulher deve ter um carácter internacional e ser preparado cuidadosamente.»