Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Delegação do PCP visitou Cuba

Delegação do PCP visitou Cuba

Uma delegação do Partido Comunista Português, dirigida pelo seu Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, e integrada por Pedro Guerreiro, do Secretariado do Comité Central e responsável pela Secção Internacional, realizou uma visita à República de Cuba, de 5 a 10 de Janeiro, tendo-se reunido com Raúl Castro Ruz, Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba (PCC).

A visita da delegação do PCP serviu para aprofundar o conhecimento mútuo sobre a actual situação em Cuba e em Portugal, tendo os dois partidos expressado a vontade de estreitar os seus laços de amizade, apontando o incremento das suas relações e intercâmbios bilaterais, e contribuir para o reforço das relações de amizade entre os povos português e cubano e os respectivos países.

A delegação do PCP teve oportunidade de receber ampla informação sobre o seguimento e a implementação das conclusões do VI Congresso – nomeadamente das Directrizes da Política Económica e Social do Partido e da Revolução aí adoptadas – e da 1ª Conferência Nacional do PCC, tendo expressado a sua solidariedade com a revolução cubana e reforçado a sua confiança de que o PCC e o povo cubano, continuando a procurar as soluções para as grandes questões que se colocam no presente, prosseguem no caminho do socialismo. Recorde-se que Cuba enfrenta o criminoso bloqueio imposto pelos EUA há décadas.

A delegação do PCP, que se deslocou a convite do PCC, realizou encontros com José Ramón Balaguer Cabrera, do Secretariado do Comité Central do PCC e responsável pelo Departamento das Relações Internacionais, com Ana Maria Mari Machado, Vice-Presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, com Salvador Valdés Mesa, Vice-Presidente do Conselho de Estado e com Marcelino Medina González, Vice-Ministro do Ministério das Relações Exteriores de Cuba.

Durante a sua visita, a delegação do PCP deslocou-se ao Instituto de Amizade com os Povos onde se encontrou com a sua Presidente, Kenia Serrano, e contactou com René González e diversos familiares dos restantes quatro Heróis cubanos que ainda se encontram presos nos EUA, tendo expressado a vontade de reforçar a solidariedade e a exigência da sua libertação.

A delegação do PCP visitou a Província de Mayabeque tendo-se encontrado com os responsáveis do Comité Provincial do PCC e tomado contacto com a realidade desta província cubana, onde tem lugar a aplicação do processo de aperfeiçoamento do sistema económico e social, visando salvaguardar e promover o avanço da revolução cubana e a sua opção socialista.

A delegação do PCP encontrou-se com dirigentes da União de Jovens Comunistas (UJC) de Cuba.

Nos diversos contactos realizados, a delegação do PCP teve oportunidade de realizar uma ampla troca de informações sobre a situação nos respectivos países, assim como sobre outros aspectos de interesse comum, tendo constatado a existência de uma ampla convergência nas análises e pontos de vista que foram expressos.

A delegação do PCP teve ainda a oportunidade de visitar o Museu “Venezuela Terra Livre”, que está instalado no Complexo Histórico-Cultural Morro Cabanas.

  • PCP
  • Central
  • Relações Bilaterais