Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Delegação do PCP conclui visita à China, ao Laos e ao Vietname

Com o termo da sua visita ao Vietname, efectuada de 1 a 4 de Março, a delegação do PCP, dirigida por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral, e integrada por Pedro Guerreiro, responsável da Secção Internacional, e José Capucho, membros do Secretariado do Comité Central, conclui a sua deslocação à China, ao Laos e ao Vietname.

No Vietname, a delegação foi recebida por Le Hong Anh, membro da Comissão Política e membro permanente do Secretariado do Comité Central do Partido Comunista do Vietname.

Neste país, a delegação do PCP realizou encontros de trabalho com o Presidente da Comissão das Relações Exteriores do CC do PCV, com responsáveis do Ministério do Plano e Investimento e do Ministério do Trabalho, Combatentes Inválidos e Assuntos Sociais e com o vice-presidente do Conselho de Teoria Política do CC do PCV.

A visita permitiu uma útil troca de informações sobre a situação em cada um dos países e regiões, assim como a abordagem de aspectos da situação internacional, do movimento comunista e revolucionário internacional, e das tarefas que se colocam ao PCV e ao PCP, tendo sido expressa a vontade de estreitar as suas relações bilaterais e contribuir para aprofundar as relações de amizade entre os dois povos e países.

Numa situação que coloca grandes exigências, o Partido Comunista do Vietname, no seu 11º Congresso, realizado em 2011, definiu como objectivos centrais da actual etapa de transição ao socialismo, o desenvolvimento socio-económico e a melhoria das condições de vida do povo, no quadro da defesa da soberania e independência nacional e da diversificação das suas relações internacionais. O reforço do PCV e da ligação ao povo é considerada a tarefa chave para garantir a concretização dos objectivos definidos.

A delegação do PCP foi recebida com grande estima e amizade no Vietname, tendo tido a oportunidade de prestar uma singela e sentida homenagem a Ho Chi Minh - líder histórico do Partido Comunista do Vietname, da luta de libertação nacional contra o colonialismo francês e o imperialismo norte-americano e da conquista da independência da pátria vietnamita.

A importante e útil visita da delegação do PCP à China, ao Laos e ao Vietname, permitiu aprofundar o conhecimento sobre as diferentes situações nestes países, os enormes e significativos avanços económicos e sociais realizados, os imensos, complexos e exigentes desafios com que se confrontam estes países, mas igualmente a expressão da confiança e da determinação em prosseguir - partindo da sua realidade, experiência e condições concretas - a orientação e o objectivo da construção de sociedades socialistas.

  • Central
  • Relações Bilaterais
  • Vietname