Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP condena ataques de Israel contra a Síria

O PCP condena veementemente os ataques da força aérea israelita desencadeados no dia de ontem contra a Síria, realizados na zona fronteiriça sírio-libanesa e nos arredores da capital do País, Damasco.

Ao violar o espaço aéreo e a integridade territorial da Síria, Israel - que ocupa ilegalmente os montes Golã na sequência da guerra dos seis dias em 1967 – incorre numa frontal violação do direito internacional, levando a cabo um acto de agressão ilegal e ilegítimo, contra um País soberano, que não pode ficar impune e que deve ser prontamente condenado pelos governos e instituições internacionais. Uma condenação a que o Governo português está obrigado, à luz da Constituição da República Portuguesa.

Indissociável e revelando os reais planos das principais potências imperialistas da NATO e das ditaduras monárquicas do Golfo Pérsico de desestabilização, ingerência externa e agressão contra a Síria, esta provocação encerra, se não for imediatamente travada e cabalmente condenada, enormes perigos para a paz e para os povos da região.

Mais que nunca a luta pela paz e contra as agressões e ingerências do imperialismo e do sionismo no Médio Oriente adquirem grande importância.

  • Central
  • Declarações e Comunicados do PCP
  • Iniciativas e Encontros Internacionais
  • Israel
  • Síria