Intervenção de Anibal Pires, Coordenador da Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP, XIX Congresso do PCP

Organização da Região Autónoma dos Açores

Organização da Região Autónoma dos Açores

Caros Camaradas:

Em nome dos comunistas açorianos trago a mais calorosa e fraterna saudação aos delegados e convidados ao XIX Congresso do PCP.

O Povo Açoriano sofre, de forma agravada pela distância, insularidade, e condições arquipélagas as consequências da política de ruína e empobrecimento levada a cabo pelo governo PSD/CDS-PP, em nome da troika.

Somos das regiões do país onde o desemprego mais cresce, onde os indicadores de desigualdade social mais se agravam. Somos uma das regiões do país com os salários mais baixos e onde o salário mínimo abrange uma fatia cada vez maior dos trabalhadores.

Somos uma Região onde o total atropelo e desrespeito pelos direitos de quem trabalha se tornou um lugar-comum, onde a precariedade e a total ausência de direitos laborais se tornou a regra.

Esta situação é fruto das políticas de desastre nacional, mas também da hipocrisia do Governo Regional do PS. Um Governo Regional que está sempre de mãos abertas para lançar chorudos apoios e incentivos às grandes empresas, mas que recusa aumentar o complemento regional ao salário mínimo ou devolver os subsídios de férias roubados aos funcionários da Administração Pública regional!

Um Governo Regional que anda sempre de mão dada com o grande patronato, a financiar-lhes com fundos públicos os lay-offs e mesmo os despedimentos, a oferecer-lhes trabalhadores a quem chama estagiários, como mão-de-obra gratuita e sem direitos.

Um Governo Regional que, apesar da sua demagogia, está do lado de lá, do lado dos que arruínam os portugueses e que empurram todo o país para o desastre. Mas, do lado de lá não falta a hipocrisia e a desfaçatez, do lado de cá não falta a coragem e a determinação para continuar a luta por um rumo de desenvolvimento e justiça social para os Açores!

O Governo Regional do PS tem encontrado, no Parlamento Regional e fora dele, a oposição firme e consequente do PCP e dos seus aliados da CDU. Mantivemos, nas últimas eleições regionais, a nossa Representação Parlamentar. Concorremos em todas as ilhas e afirmámos a dimensão regional do PCP e da CDU. Reforçámos a nossa organização e mobilização.

Apesar do clima de bipolarização, das pressões, chantagens e ameaças sobre os nossos candidatos e apoiantes, os comunistas açorianos souberam manter-se firmes e unidos em luta por um projecto alternativo, o projecto da CDU!

Camaradas:

Na ânsia da sua cruzada reaccionária contra o Estado, o Governo Passos Coelho/Paulo Portas quer agora, através das regras do Orçamento de Estado para 2013, impor à Região Autónoma dos Açores a redução forçada de funcionários públicos, e pretende reter as verbas que pertencem legalmente à Região!

Mas este não é só um ataque à Autonomia dos Açores, é um ataque ao próprio Regime Democrático. A Autonomia das Regiões, o direito ao auto-governo, dos povos da Madeira e dos Açores, inscrito na Constituição de 1976 é uma componente necessária e essencial do Estado descentralizado e democrático conquistado com a Revolução de Abril. Na visão autoritária e centralista que PSD e CDS têm do país, as Autonomias regionais são um alvo a abater.

Por isso, o PCP combate também nesta frente, na defesa do direito dos povos dos Açores e da Madeira a recusarem a chantagem do Governo da troika e a afirmarem a sua liberdade de traçar o seus próprio rumo para o desenvolvimento e para o progresso das suas regiões.

Neste combate pela Autonomia e pelo desenvolvimento, os comunistas dos Açores não vão esmorecer nem desistir e lutarão, unidos no seu Partido, pela Democracia, pela Liberdade e pelo futuro! Um futuro ancorado nos valores de Abril e na construção de uma democracia avançada – rumo ao socialismo.

Viva o XIX Congresso!
Viva o PCP!
Viva a Região Autónoma dos Açores!
Viva Portugal!

  • XIX Congresso do PCP