Seminário Internacional Sobre a Crise Mundial em S. Paulo

"Impacto da Crise na União Europeia e a reacção dos Governos - Representante do PCP - Sergio Ribeiro. S. Paulo, Brasil - 20 Junho 2009

O PC do Brasil convidou o PCP para se fazer representar num Seminário Internacional Sobre a Crise Mundial, e para fazer uma intervenção sobre o Impacto da Crise na União Europeia e a Reacção dos Governos, na sessão do programa do seminário relativa às Reacções frente à Crise: EUA, Europa e Instituições Internacionais. Este seminário, que se realizou em São Paulo, em 20 e 21 de Junho, foi co-organizado pelo PCdoB, pelo PT, pelas Fundações Maurice Grabois e Perseu Abramo e pela Corinter, e nele participaram membros do governo do Presidente Lula da Silva, representantes de partidos comunistas e progressistas da América Latina (Argentina, Cuba, Peru, Paraguai), da República da África do Sul, da Índia, da República do Vietname, de centrais sindicais, e professores universitários convidados, do Brasil (do Rio de Janeiro e de São Paulo) e da Argentina.

Depois de conferências, intervenções e debate sobre Crise e Alternativas de Esquerda e sobre o Diagnóstico da Crise Internacional: natureza, profundidade e extensão, seguiu-se a mesa de debate em que interveio o camarada Sérgio Ribeiro, do CC, em representação do PCP, e uma outra sobre Reacções frente à Crise: Rússia, Índia e China, e ainda uma outra, já no dia 21, sobre América Latina, lutas populares e governos progressistas frente às crises, seguindo-se uma mesa redonda sobre A reacção dos governos, partidos de esquerda e movimentos sociais frente à crise, e uma conferência sobre Crise e alternativas sociais, tendo terminado com intervenções dos representantes das entidades organizadoras, nomeadamente de Renato Rabelo, presidente do PC do B. Todas as sessões se realizaram com a presença de mais de 250 assistentes, enchendo a sala, e todas eles tiveram debate público.
Sérgio Ribeiro foi recebido formalmente por José Reinaldo, secretário das Relações Internacionais do PCdoB, com quem teve uma reunião em que foram trocadas informações e reafirmadas as fraternas relações entre os dois partidos, e teve vários contactos informais.

  • Central
  • Iniciativas e Encontros Internacionais
  • Actividade Internacional
  • Améria Latina
  • América Latina
  • Brasil