Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Delegação do PCP prossegue visita no Brasil

Uma calorosa hospitalidade do Partido Comunista do Brasil e uma importante e carregada agenda política e institucional marcam a visita da delegação do PCP ao Brasil composta por Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP e Ângelo Alves, da Comissão Política e da Secção Internacional. A delegação do PCP encontra-se hoje no Rio de Janeiro depois de um programa intenso nas cidades de São Paulo e Brasília.

Prossegue, com a chegada da delegação do PCP ao Rio de Janeiro, a visita do PCP ao Brasil a convite do Partido Comunista do Brasil que no entendimento quer do Partido anfitrião, quer da delegação do PCP, constitui já um importante marco do reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois Partidos Comunistas. Depois das estadias em São Paulo e em Brasília a delegação do PCP chegou hoje ao Rio de Janeiro.

Do intenso programa da delegação do PCP são de destacar em São Paulo a reunião com a direcção do PCdoB e o seu Presidente Renato Rabelo, a visita à Casa de Portugal com a realização de encontros com a comunidade portuguesa no Brasil, com a Direcção da Casa de Portugal e com o Presidente do conselho das comunidades portuguesas e uma visita ao monumento ao 25 de Abril em São Paulo acompanhada pela organização do PCP na emigração. Ainda em São Paulo o Secretário Geral do PCP proferiu uma palestra para cerca de 300 quadros e activistas do PCdoB sob o tema “Revolução e contra revolução em Portugal, os factores externos e a União Europeia, o PCP e a alternativa”.

Na capital brasileira, Brasília, a delegação do PCP realizou um muito intenso e importante programa de encontros partidários e institucionais sendo de destacar a audiência com o Vice Presidente da República, José Alencar; uma audiência com o Presidentes do Senado Brasileiro, senador Garibaldi Alves  e uma reunião com o Presidente da Câmara de Deputados Federal do Brasil, Deputado Arlindo Chinaglia que convidou a delegação do PCP a visitar o plenário da Câmara de Deputados que, após anuncio da sua presença no hemiciclo pelo Presidente Chinaglia, foi saudada por todos os deputados presentes.

O contacto com algumas das mais altas personalidades do Estado brasileiro foi completada com reuniões com o assessor do Presidente Lula da Silva para as relações exteriores, Marco Aurélio Garcia e com um encontro com o Ministro da Justiça, Tarso Genro, encontros que permitiram um aprofundamento do conhecimento do PCP sobre a realidade brasileira e as principais prioridades do governo federal, assim como relativamente a aspectos do desenvolvimento da situação internacional e em particular da América Latina.

Ainda em Brasília a delegação do PCP manteve encontros com as direcções de várias forças partidárias que integram a base de sustentação do Governo brasileiro, nomeadamente com Ricardo Berzoini, Presidente do Partido dos Trabalhadores, com o Presidente do Partido Democrático Trabalhista e com o Vice-Presidente do Partido Socialista Brasileiro. Durante a intensa jornada de conversações em Brasília a delegação do PCP foi homenageada no dia 10 de Junho, dia de Portugal, com um jantar na Câmara de Deputados organizado pelo Grupo Parlamentar do Partido Comunista do Brasil ao qual compareceram todos os grupos parlamentares da coligação governamental, o Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Parlamento Brasileiro, deputado Marcondes Gadelha, o Ministro dos Desportos e membro do PCdoB, Orlando Junior,  Jô Moraes, Presidente do Grupo Parlamentar do PCdoB e Aldo Rebelo, Dirigente do PCdoB e Ex-Presidente da Câmara de Deputados, entre outras personalidades da vida política brasileira.

A estadia em Brasília terminou com novo encontro entre a Delegação do PCP e os dirigentes do PCdoB Renato Rabelo, Presidente do Partido, José Reinaldo de Carvalho, Secretário para as relações Internacionais e Walter Sorrentino, Secretário Nacional de Organização do PCdoB: para uma primeira avaliação da evolução da visita, preparação da visita de uma delegação do PCdoB, dirigida por Renato Rabelo a Portugal já no próximo mês de Julho e troca de impressões sobre linhas concretas de cooperação entre os dois Partidos. Neste encontro o PCP reafirmou ao PCdoB o seu empenhamento na preparação do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários que se realizará em Novembro deste ano em São Paulo.

Já no Rio de Janeiro, onde se encontram actualmente, os camaradas Jerónimo de Sousa e Ângelo Alves visitaram esta manhã o arquitecto Oscar Niemeyer na sua residência no Rio de Janeiro, transmitindo-lhe a profunda admiração e as calorosas saudações dos comunistas portugueses. A visita prossegue com a realização de uma palestra nesta cidade para quadros do PCdoB e com encontros vários incluindo com a direcção do Partido Comunista Brasileiro.

 

 

  • Central
  • Relações Bilaterais
  • Actividade Internacional
  • Améria Latina
  • América Latina
  • Brasil