Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Apresentação da Candidatura da CDU aos Órgãos Autárquicos de Almada

«Na CDU reside uma grande força nacional indispensável à solução dos problemas do desenvolvimento local e dos problemas nacionais»

Ver vídeo

''

[Excerto]

Apresentamos hoje neste acto público as candidaturas de Joaquim Judas e de José Manuel Maia à presidência da Câmara e da Assembleia Municipal de Almada, bem como os primeiros candidatos às freguesias do concelho.

Um acto que é em si expressão do projecto colectivo que a CDU constitui e da assumida responsabilidade de quem há quatro décadas tem nas suas mãos um percurso de trabalho, realizações e obra que orgulha este concelho e quem nele vive e trabalha.

É precisamente alicerçado nesse valor insubstituível de um projecto e acção colectivos que mandato após mandato tem visto confirmada a confiança dos almadenses. Uma confiança que a CDU nunca frustrou a todos os que ao longo de sucessivos mandatos lhe deram a responsabilidade maior e bem sucedida de fazer de Almada uma cidade e um concelho de uma dimensão cultural e humana incontornável.

Um trabalho e uma obra que é inseparável da contribuição dada por centenas de eleitos que nos órgãos municipais e nas freguesias assumem a responsabilidade de dar corpo ao projecto da CDU e de muitas centenas de outros, trabalhadores da autarquia, activistas da CDU, militantes dos partidos que integram a coligação, dirigentes de organizações populares e sociais que asseguram a nossa ligação aos trabalhadores e à população do concelho.

Um trabalho e uma obra indissociáveis da valiosa e dinâmica vida associativa, expressão ímpar de participação e formação cívicas, do carácter participado e descentralizado da sua gestão autárquica e do património de luta de gerações de trabalhadores que marcaram e marcam a realidade social e económica deste concelho.

Neste concelho reúnem-se e confluem uma intervenção marcada pela luta na defesa dos direitos e aspirações dos trabalhadores e da população, uma inegável capacidade de proposta e de apresentação de soluções que marcam para o presente e para o futuro a vida deste concelho e, sobretudo, uma inegável capacidade de realização e de construção de uma vida urbana com elevados padrões de qualidade.

Uma intervenção que mostra o valor superior da gestão pública, que testemunha que os padrões de qualidade do serviço público são, não só possíveis, como um imperativo para melhor servir as populações. Uma intervenção que prova a compatibilização do exercício das atribuições e responsabilidades cometidas à autarquia, e a atenção posta nos direitos e condições de trabalho dos seus trabalhadores enquanto condição de realização.

Uma obra que confirma, pela resposta inovadora exigida à gestão de uma cidade como Almada, os critérios de valorização do interesse e espaço públicos indispensáveis à qualificação da vida urbana e à afirmação de cidade com vida própria, densidade social e dimensão cultural.

Um trabalho e uma obra inseparáveis da natureza e dos princípios de uma força disponível para assumir e exercer as maiores responsabilidades para servir o povo e não para se servir, para dar atenção redobrada aos que menos têm e menos podem, para erguer a sua voz contra as injustiças, pela defesa dos direitos e conquistas de Abril, da democracia e da liberdade.

Aqui em Almada, como nos concelhos geridos pela CDU, todos os que, reconhecendo na CDU a força que com coragem defende os seus direitos, se interrogam sobre a sua capacidade para exercer outro tipo de responsabilidade encontram a resposta para as suas dúvidas.

Olhando para este concelho, para a obra realizada, para a atenção que foi dada à população e aos seus problemas, para a melhoria da qualidade de vida que aqui se verificou – facilmente concluirão que na CDU reside uma grande força nacional indispensável à solução dos problemas do desenvolvimento local e dos problemas nacionais.

  • Poder Local e Regiões Autónomas
  • Central
  • Almada
  • CDU