Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Mortalidade das abelhas

Em Portugal a taxa de mortalidade das abelhas é de 14,8%, numa tabela que varia entre os 3,5% da Lituânia e os 33,6% da Bélgica, segundo um estudo do programa de vigilância europeu, que abrangeu 17 Estados-membros (dados da estação recolhidos em 2012 e 2013). Para além da Bélgica, a Dinamarca, a Estónia, a Finlândia, a Suécia e o Reino Unido têm taxas superiores a 20%. Os produtos fitossanitários agrícolas, as culturas de OGM e a poluição electromagnética são citados como causas do desaparecimento das abelhas.

O declínio das abelhas indispensáveis à polinização da qual dependem 84% dos vegetais cultivados na europa terá um "impacto negativo profundo na agricultura, na produção e segurança alimentares. O PE já tomou diversas posições instando a Comissão a aumentar o apoio à investigação para a prevenção e a atribuir mais recursos à apicultura na PAC após 2013.

Neste sentido, pergunto à Comissão Europeia qual o ponto de situação relativamente a esta matéria, designadamente no que diz respeito às medidas destinadas a encontra as causas desta mortalidade bem como ao respectivo tratamento (por exemplo ao nível do programa STEP), e quais as medidas de apoio a este sector cujas externalidades positivas em toda a fileira agrícola é por demais evidente.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu