Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Monitorização e declaração das emissões de CO2 resultantes do consumo de combustível dos novos veículos pesados utilitários

O sector dos veículos pesados é uma fonte significativa de emissões, representando 5% das emissões totais da UE e cerca de 20% das emissões dos transportes. Até à data, as emissões de CO2 e o consumo de combustível dos veículos pesados novos colocados no mercado da UE não têm sido certificados – nem sido objecto de vigilância ou comunicação dos dados respetivos – como acontece para os veículos ligeiros de passageiros e comerciais. Actualmente, as informações disponibilizadas aos compradores de veículos pesados no que diz respeito ao consumo de combustível baseiam-se em diferentes metodologias de testes e simulações que dependem de cada fabricante de veículos pesados e, por conseguinte, não são directamente comparáveis. Para colmatar o défice de conhecimento, a estratégia da Comissão para os veículos pesados, de 2014, sugeriu uma abordagem em três fases, envolvendo uma ferramenta de simulação informática, uma metodologia de certificação para as emissões de CO2 e o consumo de combustível e a disponibilização destas informações a todas as partes interessadas. A presente proposta de regulamento estabelece requisitos precisos em matéria de vigilância e comunicação das emissões de CO2 e do consumo de combustível dos veículos pesados novos matriculados na UE. Não temos objecções a que se possam desde já encetar as negociações interinstitucionais.

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