Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Ligação ferroviária de mercadorias a velocidade elevada Sines-Caia e duplicação de perfil do IC33

Numa reunião recente com autarcas dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém foram-me transmitidas preocupações relativamente ao problema das acessibilidades, em particular no que se refere à ligação ferroviária de mercadorias a velocidade elevada Sines-Caia, cujo primeiro troço, Sines-Ermidas, percorrerá o território destes concelhos do Litoral Alentejano. A opção de ligação prevista, ao longo do canal Ermidas do Sado, apresenta várias vantagens face a outra opção que chegou a ser aventada, entre a Serra de Grândola e o mar, que comporta grandes desvantagens do ponto de vista económico e ambiental.

Outra aspiração destes autarcas diz respeito a uma intervenção no IC33, que garanta que esta via adquire perfil de autoestrada, assim melhorando a ligação Sines-Grândola ao nível da segurança rodoviária e das condições de circulação para mercadorias e passageiros.
Pergunto à Comissão Europeia:

1. Que verbas do actual Quadro Financeiro Plurianual (2014-2020) estão programadas para concretizar o projecto de ligação ferroviária Sines-Caia, designadamente no que se refere ao seu primeiro troço (Sines-Ermidas) e qual o prazo de execução deste projecto sem que o dinheiro se perca? Houve até agora alguma tentativa de alterar o projecto, nomeadamente desviando a implantação e o traçado da linha?

2. Que verbas poderão ser alocadas ao projecto de alargamento do IC33?

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