Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Leite de desperdício

O leite de desperdício representa um dos maiores subprodutos das explorações leiteiras incluindo, colostro de baixa qualidade, leite de transição, leite produzido por vacas em tratamento durante o intervalo de segurança, leite com elevado teor em células somáticas ou ainda leite com qualidade inferior ao padrão exigido. A quantidade total deste leite de desperdício representa em média 2-4% da produção total de leite, o que ascende na União Europeia, a vários milhões de toneladas de leite.
Esta grande quantidade de leite de desperdício pode gerar poluição ambiental mas representa ao mesmo tempo uma importante fonte de nutrientes, com especial destaque para a alimentação dos vitelos. No entanto, o seu uso para alimentação dos vitelos é controverso, especialmente devido à sua potencial carga de agentes patogénicos e ao conteúdo de agentes antimicrobianos.
Pergunto à Comissão Europeia qual o enquadramento legislativo existente face a este leite de desperdício, que tratamento diferenciado existe entre os seus vários tipos e que linhas de investigação podem ser financiadas para aproveitar este potencial sem prejudicar o ambiente e a saúde pública e animal.

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar