Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Legislação florestal: FLEGT - Acordos Voluntários de Parceria

A exploração ilegal de madeira em países da África Central, como os Camarões e o Congo, constitui uma ameaça à integridade de recursos de que depende a existência e o modo de vida de comunidades locais e de populações indígenas; uma ameaça a um ecossistema repositório de uma enorme biodiversidade e com uma importância muito grande na regulação dos ciclos biogeoquímicos.

Perante o avanço da destruição da floresta tropical nesta região - alimentado, é bom não o esquecermos, pela procura de operadores e importadores dos países industrializados, particularmente da UE - a solução não poderá ser legalizar o que hoje é ilegal, ou seja: a exploração insustentável da floresta, legitimando, de alguma forma, a usurpação da terra às comunidades locais e a ocupação de extensas áreas de floresta por empresas madeireiras, que vem sucedendo.

A política de cooperação e de ajuda ao desenvolvimento tem também aqui um papel importante: apoiando uma diversificação da economia destes países, ajudando a inverter um modelo assente na dependência elevada da exploração e exportação de um número restrito de matérias-primas para os países industrializados.

• Ambiente
  • Intervenções