Intervenções e Artigos
Folheto em PDF
Depoimentos em video

Início arrow PCP na AR sobre IVG
Voto de congratulação pela prestação da representação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Atenas
Intervenção de Bruno Dias
Quinta, 16 Setembro 2004

Sr. Presidente, Srs. Deputados:

É da mais elementar justiça que a Assembleia da República reconheça, congratule e felicite todos aqueles que, na representação olímpica do nosso país, deram o seu melhor, deram o melhor do seu esforço, da sua dedicação, na sua participação nestes Jogos Olímpicos de Atenas.

Consideramos que esse destaque e esse reconhecimento são justos, merecidos e necessários para os que conquistaram as medalhas olímpicas, os atletas Sérgio Paulinho, Francis Obikwelu e Rui Silva, mas também, com igual justiça e merecimento, para todos os atletas, responsáveis e técnicos da representação portuguesa que, na caminhada que a Atenas conduziu, deram o seu melhor, independentemente de não terem obtido qualquer medalha. A grande vitória e o grande caminho são feitos e trilhados diariamente por aqueles que, muitas vezes sem terem condições, com as dificuldades que o nosso país continua infe-lizmente a prolongar, continuam a fazer a sua luta em prol do desporto.

Independentemente de considerarmos que poderia ser mais correcta, mais adequada, a redacção do voto que estamos a apreciar, bem como de pensarmos que é preciso que o poder político assuma, na prá-tica, uma outra atitude, mais cooperante, mais séria, mais activa, junto do movimento olímpico e do movimento desportivo no nosso pais, o que neste momento é essencial testemunhar é o nosso respeito e a consideração pelo olimpismo português, ao Comité Olímpico de Portugal, na pessoa do Sr. Comandante Vicente de Moura. Consideramos que deveria ser esta a marca deste voto e não a de qualquer tentativa de aproveitamento político, a tentar «emendar a mão» de tantas malfeitorias que o Governo e o Estado por-tuguês têm feito ao movimento olímpico português e ao Comité Olímpico de Portugal.

Jornal «Avante!»
«O Militante»