Intervenções e Artigos
Folheto em PDF
Depoimentos em video

Início arrow PCP na AR sobre IVG
Homenagem ao Presidente da Assembleia Constituinte, Professor Henrique de Barros
Intervenção de António Filipe
Quinta, 07 Outubro 2004

Sr. Presidente, Srs. Deputados, Srs. Familiares do Prof. Henrique de Barros:

Queria, em nome do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, proferir umas singelas palavras, associando-nos à justa homenagem que a Assembleia da República presta ao Prof. Henrique de Barros por ocasião do centenário do seu nascimento. Trata-se de uma homenagem justíssima e com ela a Assembleia da República presta um tributo à sua memória.

Já muito foi dito sobre a personalidade e o percurso académico, científico e profissional ilustríssimo do Prof. Henrique de Barros, foi igualmente referido o seu percurso político, de resistente anti-fascista distintíssimo, tendo tido a enorme honra de presidir à Assembleia Constituinte, que foi eleita no histórico acto eleitoral de 25 de Abril de 1975. Tratou-se da primeira Assembleia da nossa democracia, da primeira Assembleia eleita por sufrágio directo e universal dos cidadãos portugueses, o que constitui, de facto, um marco da nossa História, e da Assembleia que aprovou a Constituição democrática de 1976.

Do livro agora editado de homenagem ao Prof. Henrique de Barros consta, precisamente, uma sua intervenção, na qual, a propósito da Constituição de 1976, faz votos para que tenhamos sabido ser dignos de nós próprios, «dotando a nossa Pátria com uma Constituição que, na sua essência, saiba resistir à pro-va do tempo.»

E não há dúvida, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que a Constituição de 1976 tem sabido resistir à prova do tempo. Trata-se da Constituição, elaborada e aprovada por uma Assembleia Constituinte, que regista o maior período de vigência de toda a nossa história constitucional, o que não é pouco, constituin-do mais um aspecto que deve ser referido nesta homenagem ao Prof. Henrique de Barros.

Sr. Presidente e Srs. Deputados: É uma honra para todos nós estarmos aqui, nesta Assembleia, em representação do povo português nos termos da Constituição que foi aprovada pela Assembleia Consti-tuinte a que tão bem presidiu o Prof. Henrique de Barros.

Jornal «Avante!»
«O Militante»