25 de Abril
25 Fotos de Abril
Cartazes
Artigos
Documentos
Intervenções na AR
Imprensa 1974/1975
Poemas
Sons
Bibliografia
Exposição - 30 anos - 25 de Abril
Página Inicial

Sobre o funeral dos camaradas Pedro Soares e Maria Luísa Costa Dias
Sobre o funeral dos camaradas Pedro Soares e Maria Luísa Costa Dias
Segunda, 12 Maio 1975
Nota da Comissão Política do Comité Central do PCP Do salão nobre do Pavilhão dos Desportos para o cemitério do Alto de S. João, realiza-se na terça-feira, dia 13, às 18 horas, o funeral dos nossos camaradas Pedro Soares, membro do Comité Central, e a sua companheira Maria Luísa Costa Dias, destacada militante do Partido.

A Comissão Política do CC do PCP enaltece o seu exemplo de militantes e de combatentes, cujas vidas foram inteiramente dedicadas à luta pela liberdade e pela democracia, pela paz e pela independência nacional, pela defesa dos interesses dos trabalhadores e de todo o nosso povo. Pedro Soares e Maria Luísa foram abnegados lutadores pelos ideais do Socialismo e do Comunismo.

Pedro Soares passou 12 anos nas prisões fascistas, 6 dos quais no Campo de Concentração do Tarrafal, onde esteve submetido ao regime de trabalhos forçados. Começou a luta contra o fascismo aos 16 anos de idade. Foi preso 5 vezes, a primeira quando tinha 19 anos. Nestas várias prisões foi brutalmente torturado, desde ferozes espancamentos à cruel tortura do sono. Evadiu-se das prisões da Pide em Outubro de 1954, para retomar o seu lugar na luta, e voltou a evadir-se em 1960 da Fortaleza de Peniche com outros camaradas. Foi um dos reorganizadores da Federação das Juventudes Comunistas e, de modo particular, do sector estudantil de Lisboa. Participou na reorganização do Partido em 1941-1942. Tinha 40 anos de Partido, 22 de vida clandestina e era membro do CC há 22 anos.

Maria Luísa Costa Dias começou também desde muito jovem a luta antifascista. Ainda nos anos 30 pertenceu ao Socorro Vermelho, organização internacional de solidariedade. Mais tarde viria a desenvolver grande actividade em campanhas nacionais e internacionais de solidariedade e pela libertação de presos políticos. Passou 7 anos nas prisões fascistas e viveu cerca de 20 anos na clandestinidade. Era membro do Conselho da Federação Democrática Internacional das Mulheres.

A Comissão Política do Comité Central do PCP convida as organizações, militantes e amigos do Partido, e os antifascistas em geral, a fazerem-se representar ou a incorporarem-se no funeral dos nossos saudosos camaradas.