Partido Comunista Português

Intervenção de  Jorge Cordeiro
Membro do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do PCP

Camaradas

As propostas de alteração resultantes dos trabalhos do Congresso hoje distribuídas acolhem, total ou parcialmente mais de meia centena de alterações.

As alterações introduzidas melhoram a redacção, precisam formulações, desenvolvem algumas das ideias já presentes e preenchem ainda uma ou outra lacuna da Resolução Política.

Entre outras, registam-se as destinadas ao Capítulo I, a dar maior sublinhado às referências já presentes sobre Cuba e os Festivais Mundiais da Juventude; as que, no Capítulo II, relevam o papel atribuído à Empresa Parque Escolar, sublinham os efeitos da «crise financeira» da União Europeia, e as consequências do maior endividamento das famílias; as que, no Capítulo III, acrescentam a referência ao movimento em defesa do ambiente e a luta das suas estruturas e associações, ou sublinham e precisam aspectos da acção reivindicativa dos trabalhadores; e as que, no Capítulo IV, assinalam os 150 anos do nascimento de Clara Zetkin, a contribuição das obras de Álvaro Cunhal para a formação ideológica.

As propostas não acolhidas correspondem a alterações que não tinham em conta as correcções já introduzidas, que propunham desenvolvimentos excessivos ou que repetiam ideias já presentes no texto.

Não foi possível acrescentar um ponto que exige uma reformulação substancial do ponto 2.4., dedicado à política alternativa.

Vamos, a seguir, votar o texto final da proposta de Resolução Política.

Nele estão contidas as orientações, linhas de trabalho e objectivos que constituirão o elemento essencial para a acção colectiva do Partido, das suas organizações e militantes.

Temos consciência das exigentes batalhas políticas que temos no horizonte e as exigentes condições políticas em que seremos chamados a concretizá-las.

Exigências que são uma razão acrescida para enfrentar, com a confiança e a determinação de um colectivo que tem no valor das causas e do projecto porque luta, a primeira e mais importante razão para a sua acção e militância.